sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Saúde Matrimonial

"Mas desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher.
Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher,
e serão os dois uma só carne; assim já não são mais dois, mas uma só carne.
Porquanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem."

Jesus (Marcos, 10:6-9)



Será contrário à lei da Natureza o casamento, isto é, a união permanente de dois seres?

"É um progresso na marcha da Humanidade."

Que efeito teria sobre a sociedade humana a abolição do casamento?

"Seria uma regressão à vida dos animais."

O estado de natureza é o da união livre e fortuita dos sexos. O casamento constitui um dos primeiros atos de progresso nas sociedades humanas, porque estabelece a solidariedade fraterna e se observa entre todos os povos, se bem que em condições diversas. A abolição do casamento seria, pois, regredir à infância da Humanidade e colocaria o homem abaixo mesmo de certos animais que lhe dão o exemplo de uniões constantes.

O Livro dos Espíritos
Questões 695 e 696
Paris, 1957
 


Casamento é bom para saúde física e mental
Redação do Diário da Saúde
17/02/2011
As mulheres em relacionamentos estáveis têm uma melhor saúde mental, enquanto os homens em relações comprometidas têm uma melhor saúde física.
 
Casamento faz bem
 
Os casados cheios de si e convencidos do acerto do seu casamento podem ter mais uma boa razão para se sentirem satisfeitos consigo mesmos.
 
Especialistas confirmaram que os relacionamentos de longo prazo e grande envolvimento são bons para a saúde física e mental - e os benefícios aumentam ao longo do tempo.
 
Em média, as pessoas casadas vivem mais, concluem David e John Gallacher, da Universidade de Cardiff, em um artigo publicado no British Medical Journal.
 
Corpo e mente sãos
 
Segundo os pesquisadores, as mulheres em relacionamentos estáveis têm uma melhor saúde mental, enquanto os homens em relações comprometidas têm uma melhor saúde física.
 
E eles concluem que, "no geral, provavelmente vale a pena fazer o esforço" de se investir em um relacionamento duradouro.
 
A saúde física dos homens tende a melhorar por causa da influência positiva da sua parceira sobre seu estilo de vida e "a gratificação mental para as mulheres pode ser devida a uma maior ênfase na importância do relacionamento," escrevem eles.
 
Relacionamentos a evitar
 
Mas a jornada do verdadeiro amor nem sempre transcorre suavemente, sustentam os autores, apontando para indícios de que os relacionamentos na adolescência são associados com aumento de sintomas depressivos.
 
E nem todos os relacionamentos são bons para você, acrescentam, referindo-se a indícios de que as pessoas solteiras têm uma saúde mental melhor do que aquelas em relacionamentos conturbados.
 
Eles também confirmam que a separação é algo difícil de se fazer, dizendo que "sair de um relacionamento é doloroso" e que o divórcio pode ter um impacto devastador sobre os indivíduos.
 
Ter vários parceiros também está ligado a um risco mais elevado de morte precoce.
 
Case, mas case bem
 
Os pesquisadores concluem que, apesar dos problemas de relacionamento poderem prejudicar a saúde, isto não é uma razão para evitá-los.
 
Um bom relacionamento vai melhorar a saúde tanto física quanto mental e, talvez, a única coisa a fazer é tentar evitar um relacionamento ruim, e não evitar entrar em um relacionamento.

Fonte: DiarioDaSaude

Nenhum comentário:

Postar um comentário