domingo, 20 de fevereiro de 2011

Arrependimento e Vida Futura

Que deve fazer aquele que, em artigo de morte, reconhece suas faltas, quando já não tem tempo de as reparar? Basta-lhe nesse caso arrepender-se?

"O arrependimento lhe apressa a reabilitação, mas não o absolve. Diante dele não se desdobra o futuro, que jamais se lhe tranca?"
 
Não se deve perder de vista que o Espírito não se transforma subitamente, após a morte do corpo. Se viveu vida condenável, é porque era imperfeito. Ora, a morte não o torna imediatamente perfeito. Pode, pois, persistir em seus erros, em suas falsas opiniões, em seus preconceitos, até que se haja esclarecido pelo estudo, pela reflexão e pelo sofrimento.
 
O Livro dos Espíritos
Perguntas 997 e 1002
 

 
"Meu guia informou-me que de onde estáva-mos eu poderia ver toda espécie de gente em condições diversas, vivendo em seus lares; pessoas cujos pontos de vista religiosos quando na terra também eram os mais diversos. Disse ainda que uma das grandes características do mundo do espírito era as almas serem exatamente as mesmas de momentos antes da passagem para o mundo espiritual. O arrependimento à hora da morte em nada as beneficiava, visto que em sua maior parte tais arrependimentos eram devidos à covardia e ao medo daquilo que estaria por acontecer, o medo do inferno eterno criado pela Teologia — vantajosa arma do arsenal eclesiástico e uma das que mais sofrimentos têm causado, entre outras muitas falsas doutrinas."
 
Anthony Borgia
A Vida nos Mundos Invisíveis
Capítulo I
Ed. Pensamento, 1960

Nenhum comentário:

Postar um comentário