segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

As Sensações nos Espíritos

"Liberto do corpo, o Espírito pode sofrer, mas esse sofrimento não é corporal, embora não seja exclusivamente moral, como o remorso, pois que ele se queixa de frio e calor. Também não sofre mais no inverno do que no verão: temo-los visto atravessar chamas, sem experimentarem qualquer dor. Nenhuma impressão lhes causa, conseguintemente, a temperatura. A dor que sentem não é, pois, uma dor física propriamente dita: é um vago sentimento íntimo, que o próprio Espírito nem sempre compreende bem, precisamente porque a dor não se acha localizada e porque não a produzem agentes exteriores; é mais uma reminiscência do que uma realidade, reminiscência, porém, igualmente penosa.
 
(...)
 
"Vimos que seu sofrer resulta dos laços que ainda o prendem à matéria; que quanto mais livre estiver da influência desta, ou, por outra, quanto mais desmaterializado se achar, menos dolorosas sensações experimentará. Ora, está nas suas mãos libertar-se de tal influência desde a vida atual."
Allan Kardec
O Livro dos Espíritos
Paris, 1957
 


"Quando vivemos no plano terrestre estamos sempre, e por diversas maneiras, sentindo o nosso corpo físico: pelo calor ou pelo frio, pelo desconforto, fadiga, pelas mínimas doenças e por inúmeros outros fatores adversos. Aqui não há tais inconvenientes. Por outro lado, não quero dizer que somos insensíveis, imunes a influências externas; nossas percepções são de ordem mental e o nosso corpo espiritual é impenetrável a tudo quanto seja destrutivo. Sentimos através da mente e não de qualquer órgão físico dos sentidos; nossas reações estão diretamente ligadas aos pensamentos. Se sentimos frio, em qualquer circunstância especial e definida, tal sensação nos vem pela mente, nada sofrendo o corpo espiritual. "
 
Monsenhor Robert Hugh Benson
A Vida nos Mundos Invisíveis
Por Anthony Borgia
Ed. Pensamento,
1960

Nenhum comentário:

Postar um comentário