"[O casamento] É um progresso na marcha da Humanidade [e], segundo as vistas de Deus, tem que se fundar na afeição dos seres que se unem."
Livro dos Espíritos
Questões 695 e 701
Olá a todos!
Compartilho este artigo sem falso moralismo. Como a maioria, estou no grupo dos "apressadinhos". Mas, talvez por isso mesmo, fiquei impressionado com os resultados desta pesquisa.
A fórmula secreta parece ter sido decoberta, não na religião (graças a Deus!), mas sim no diálogo, quase sempre desprezado (por um ou por ambos) na hora de resolver os problemas. No "tudo ou nada", tudo fica mais complicado e nada tem chance de dar certo.
É a Ciência desvendando antigos valores, já quase esquecidos, possibilitando seu emprego racional e livre das imposições preconceituosas e mal explicadas de nossos ancestrais.
Ramon de Andrade
Palmares-PE
Casais que adiam sexo têm relacionamentos melhores
Redação do Diário da Saúde
29/12/2010
A chave da questão parece estar na capacidade de comunicação que esses casais desenvolvem, reforçando o relacionamento a longo prazo.
Só depois do casamento
Embora ainda haja casais que aguardam até terem um nível mais profundo de compromisso antes de ter relações sexuais, hoje é muito mais comum que duas pessoas explorem sua compatibilidade sexual antes de fazer planos a longo prazo em conjunto.
Então, dentre essas duas possibilidades, será que alguma leva a casamentos melhores e mais duradouros?
A abordagem "à moda antiga" parece ter melhores resultados a longo prazo, segundo um estudo que acaba de ser publicado no Journal of Family Psychology.
Benefícios do sexo depois do casamento
O estudo envolveu 2.035 indivíduos casados que participaram de uma avaliação online do casamento chamada Relate.
A partir do banco de dados da avaliação, os pesquisadores selecionaram uma amostra representativa da população do país como um todo - o estudo foi feito nos Estados Unidos.
O extenso questionário inclui a pergunta "Quando você fez sexo neste relacionamento?"
Uma análise estatística mostrou os seguintes benefícios usufruídos pelos casais que esperaram até o casamento para fazer sexo, em comparação com aqueles que começaram a ter relações sexuais no início de seu relacionamento:
> a estabilidade das relações teve uma avaliação 22 por cento mais alta;
> a satisfação com o relacionamento teve uma avaliação 20 por cento mais alta;
> a qualidade sexual do relacionamento foi avaliada 15 por cento melhor;
> a comunicação foi avaliada como sendo 12 por cento melhor.
> a estabilidade das relações teve uma avaliação 22 por cento mais alta;
> a satisfação com o relacionamento teve uma avaliação 20 por cento mais alta;
> a qualidade sexual do relacionamento foi avaliada 15 por cento melhor;
> a comunicação foi avaliada como sendo 12 por cento melhor.
Felicidade com o aspecto sexual
Para os casais no meio-termo - aqueles que se envolveram sexualmente mais tarde no relacionamento, mas antes do casamento - os benefícios também foram sentidos, mas com a metade da intensidade.
"A maioria das pesquisas sobre este tema é focado nas experiências dos indivíduos e não ao longo do tempo no relacionamento", disse o principal autor do estudo, Dean Busby.
"Há mais em um relacionamento do que sexo, mas descobrimos que aqueles que esperaram mais tempo eram mais felizes com o aspecto sexual do seu relacionamento," acrescenta Busby. "Eu acho que é porque eles aprenderam a conversar e desenvolveram as habilidades para trabalhar com as questões que surgem ao longo do tempo."
Influência da religião
Como a crença religiosa muitas vezes desempenha um papel importante para os casais que optam por adiar o sexo para depois do casamento, Busby e seus colegas controlaram os resultados para estudar a influência do envolvimento religioso em suas análises.
"Independentemente da religiosidade, esperar ajudou a formar melhores processos de comunicação no relacionamento, e estes ajudam a melhorar a estabilidade a longo prazo e a satisfação com o relacionamento", disse o pesquisador.
Fonte: DiarioDaSaude
Fonte: DiarioDaSaude
Nenhum comentário:
Postar um comentário