sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Batismo Simbólico

"Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento;
mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas;
ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo."
João Batista
Mateus, capítulo 3
 

 
"(...) Dizem que o batismo na religião católica transmite uma proteção especial a quem o recebe, uma bênção poderosíssima. Isto é verdade? (...) Algo me diz que, se eu seguir esta religião, minha vida se tornará muito melhor e muitos problemas que tenho atualmente irei superar. Para mim não tem sido fácil viver, como já falei, e estou cheio de incertezas. Será que tornar-me católico realmente me ajudará nisto? Será que o batismo tem mesmo este poder de proteção espiritual? O que é ser católico? Como age um católico que segue sua crença? (...) eu preciso de uma luz em meu caminho. Eu necessito de toda a bênção de Deus em mim. Sei que já a tenho, mas preciso de mais ainda. Será mesmo importante eu me batizar? Aquele abraço!"
 

 
Caro amigo,

O batismo é um ritual de passagem, como o casamento. No casamento, promovemos uma cerimônia pública para firmar um compromisso de fidelidade com outra pessoa. Pode ou não ser um evento religioso, mas o sentido é sempre este: compromisso.
 
No batismo, também nos apresentamos publicamente para assumir um compromisso, não com uma pessoa, mas de respeito e submissão ao Criador, a quem denominamos de vários formas, dependendo da religião que escolhemos.
 
Esta é a essência do batismo, desde João Batista, que mergulhava publicamente quem o procurava nas águas do Rio Jordão, como sinal de arrependimento, compromisso e mudança de atitude diante de Deus. Era originalmente um ato voluntário. O batismo de recém-nascidos veio com as religiões cristãs, como forma de garantir que uma criança não viesse a morrer pagã.
 
Por outro lado, assim como a cerimônia de casamento não é essencial nem determinante da felicidade conjugal, o batismo por si só não pode garantir a qualidade da fé nem do comprimisso íntimo de alguém diante de Deus. Se fosse assim tão simples, não veríamos tantos desencontros entre as atitudes dos fiéis e seus rituais.
 
O prórpio João Batista tinha consciência da simbologia de seu batismo, e demonstrou muito bem essa compreensão nas palavras acima, quando disse que Jesus viria a batizar não com água, mas com fogo, ou seja, com os testemunhos vivos da fé, como os que foram dados pelos mártires do cristianismo.
 
Portanto, meu amigo, a simbologia do batismo pode ser muito positiva e motivadora, desde que a fé seja sincera, como a que você demonstra. Qualquer que seja a igreja que o acolha, terá em seu templo uma bela alma em busca de iluminação. As dúvidas são inevitáveis num mundo de ilusões, mas sua fé lhe conduzirá com segurança ao seu destino.

Deixo os textos abaixo, pra sua reflexão :-)
 
Abraço!
 
Ramon de Andrade
Palmares-PE
 

 
A MELHOR RELIGIÃO
Leonardo Boff
 
No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos,na qual ambos participávamos,eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico,lhe perguntei em meu inglês capenga:

- Santidade, qual é a melhor religião?

Esperava que ele dissesse:"É o budismo tibetano" ou "São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo."

O Dalai Lama fez uma pequena pausa,deu um sorriso, me olhou bem nos olhos- o que me desconcertou um pouco,por que eu sabia da malíciacontida na pergunta e afirmou:

"A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor.

Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta,voltei a perguntar:
 
- O que me faz melhor?
 
Respondeu ele:
 
- Aquilo que te faz mais compassivo (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião.
Calei, maravilhado,e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável.
 

 
ADORAÇÃO
 
Precisa de manifestações exteriores a adoração?

"A adoração verdadeira é do coração. Em todas as vossas ações, lembrai-vos sempre de que o Senhor tem sobre vós o seu olhar."

Será útil a adoração exterior? 

"Sim, se não consistir num vão simulacro. É sempre útil dar um bom exemplo. Mas, os que somente por afetação e amor-próprio o fazem, desmentindo com o proceder a aparente piedade, mau exemplo dão e não imaginam o mal que causam."
 
Tem Deus preferência pelos que o adoram desta ou daquela maneira?

"Deus prefere os que o adoram do fundo do coração, com sinceridade, fazendo o bem e evitando o mal, aos que julgam honrá-lo com cerimônias que os não tornam melhores para com os seus semelhantes.

"Todos os homens são irmãos e filhos de Deus. Ele atrai a si todos os que lhe obedecem às leis, qualquer que seja a forma sob que as exprimam.

"É hipócrita aquele cuja piedade se cifra nos atos exteriores. Mau exemplo dá todo aquele cuja adoração é afetada e contradiz o seu procedimento.

"Declaro-vos que somente nos lábios e não na alma tem religião aquele que professa adorar o Cristo, mas que é orgulhoso, invejoso e cioso, duro e implacável para com outrem, ou ambicioso dos bens deste mundo. Deus, que tudo vê, dirá: o que conhece a verdade é cem vezes mais culpado do mal que faz, do que o selvagem ignorante que vive no deserto. E como tal será tratado no dia da justiça. Se um cego, ao passar, vos derriba, perdoá-lo-eis; se for um homem que enxerga perfeitamente bem, queixar-vos-eis e com razão.

"Não pergunteis, pois, se alguma forma de adoração há que mais convenha, porque equivaleria a perguntardes se mais agrada a Deus ser adorado num idioma do que noutro. Ainda uma vez vos digo: até ele não chegam os cânticos, senão quando passam pela porta do coração."

O Livro dos Espíritos
Questões 653 e 654

Nenhum comentário:

Postar um comentário