terça-feira, 6 de setembro de 2011

Deus sem fronteiras

O sentido da religião na vida das pessoas é algo que te faz ser alguém muito melhor. E ser esse alguém melhor é fazer de todos que estão a tua volta pessoas melhores também. (Eu já refleti sobre isso, muito antes de ler esse texto que você anexou sobre Leonardo Boff). Transformar o mundo não é uma tarefa fácil para aqueles que creem em uma força espiritual muito superior. E fazer do mundo um melhor lugar de convívio não é apontar que a minha religião é a melhor de todas. O que todas as religiões devem se concentrar de fato é trabalhar a mística no espírito humano, o comunicar-se com o divino, desfazer os preconceitos, as fronteiras e as amarras que impedem a nossa evolução como seres que devemos ser: iluminados. O mal ainda está no mundo e no meio das pessoas, inclusive as que frequentam uma religião.
 
Eu já vi de um tudo: um padre que eu muito admirava negar uma lata de leite a um bebê faminto, porque tinha que atender uma dúzia de madames ricas que ajudavam a igreja. Lembro-me bem que nesse tempo eu era do Grupo Jovem e nos reunimos, fizemos uma vaquinha para comprar o leite da criança. Talvez por causa disso, deixei de frequentar o grupo, mas não deixei de ser católica; Conheci também uma pessoa de família Espírita, esta moça já nasceu dentro desta doutrina, mas viveu muito tempo com sonhos de riqueza: ficava pensando: "acho que o Espiritismto não ensinou nada à ela". Quando depois de muito refletir, que não é a religião, mas as pessoas que não buscam de fato aprimorar-se como Cristão de fato, não procuram vivê-lo de fato. Talvez seja aquela leitura que passa, mas que não fica no coração e não transforma a vida.
 
Pensei em mim também e nas minhas falhas pessoais e graças à Deus, falhas que só prejudicaram a mim. Imagina se prejudicasse aos outros, como eu estaria sofrendo agora!? E quando a gente pensa nos nossos erros, ou em coisinhas muito pequenas que nos afastam de Deus, estamos fazendo de nós alguém melhor, porque estamos tentando não repetir mais os nossos erros. Quando o repetimos ou insistimos nas nossas falhas, estamos dando um passo atrás na vida. Mas quando decidimos que devemos todo dia entregar-nos ao Todo Poderoso, e que todos os dias em que vivemos são uma Benção mesmo com as cruezas que aparecem, viver já não se torna tão pesado.
 
Eu li um outro e-mail seu sobre o ensino de religião. Já me incubiram dessa tarefa em uma escola pública, mas na verdade eu preferia dar uma aula básica (rápida, sem entrar em detalhes) das principais religiões e fazer questionários; E por fim seminários. Eu costumava refletir com os alunos a respeito da importância da religião na vida das pessoas. Havia muitos alunos que se diziam sem religião, e falar disso para essas pessoas é importante. Principalmente neste mundo tão  cruel para com os seres humanos, onde a vida é banalizada, onde o individualismo e egoísmo impera. Creio que todas as religiões tem por objetivo comum a construção da paz. Nós nunca podemos dizer de fato que "esta é a religião que tu deves seguir..." Mas creio que se alguém de fato vivê-la dentro da verdade, tudo faz uma grande diferença. Ah, também ninguém é obrigado a seguir uma religião. Há pessoas extraordinárias, de obras idem que são sem religião. Mas o importante é que a pessoa tivesse, porque em algum momento da vida, da dor, da felicidade ou do desespero, a religião seria mais que um conforto. Uma vez vi na TV que pessoas que têm uma crença, não importa qual, suportam bem as adversidades e tem a maior chance de cura física, por simplesmente ter fé.
 
Eu hoje pensei comigo: não deveria ser tão fraca diante do Nosso Criador com minhas reclamações com a vida, com as minhas decepções, com a minhas frustrações, com minha falta de fé, muitas vezes. O que é que eu estou fazendo? Preciso me levantar, me erguer e seguir o caminho. Não sei quando nem como, mas em Cristo irei vencer.
 
Fiquei pensando que ontem preocupei minha mãe em vão, ao demonstrar tanta fraqueza espiritual. Me senti desanimar diante de tantas dificuldades e pequenas provações que venho passado algumas semanas. Hoje pela manhã fui aplicar prova do Curso à Distância da UFPE, quando uma mensagem escrita no quadro da sala dos professores me trouxe um conforto muito grande. É como se eu precisasse ouvir aquilo. Era muito lindo o que estava ali. Pensei: "Quem escreveu isto estava sob a inspiração Divina. Deus sem dúvida o inspirou". Como as pessoas que me conhecem intimamente, sabem que eu sou um pouco lenta de raciocínio. Eu só pensava nisso: no valor íntimo que este alguém tinha com Deus para deixar tais palavras. Eu comentei com uma colega minha Evangélica, eu dizia: "vou copiar, é muito lindo isto aí". Ela matou a charada logo, por ter lido o autor da mensagem. Eu só raciocinando lento pela manhã é que entendi que a mensagem era espírita. Mas interessante não pensei nisso, nem quis pensar. Esta mensagem para mim me trouxe um ensinamento para a vida:
 
CONFIA SEMPRE
 
Não percas tua fé entre as sombras do mundo. Ainda que os teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima de ti mesmo. Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera com paciência. Tudo passa e tudo se renova na Terra, mas o que vem do Céu permanecerá. De todos os infelizes, os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmos, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo. Eleva, pois, o seu olhar e caminha. Luta e serve. Aprende e adianta-te. Brilha a alvorada além da noite. Hoje é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com aflição ou ameaçando-te com a morte... Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia". (Meimei)
 
Espero nunca esquecer deste ensinamento. Sábias palavras.
 
Bem, é isso. Um grande abraço a todos!
 
Magda Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário