sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Para melhor compreender Jesus - parte 9

9) "Porque me abandonaste"?

Muitas pessoas dizem que, apesar de tudo, Jesus haveria fraquejado em sua missão. Que ele haveria, em seus últimos momentos, duvidado da bondade e presença de deus, gritando do alto da cruz: "Eli, Eli, lamá sabactâni" (Mt 27: 46), (Mc, 15-34) - Senhor, Senhor, porque me abandonaste?

 

Do ponto de vista geral e, de acordo com as tradições evangélicas, isto e normalmente aceito. Porém, os melhores teóricos religiosos, hoje admitem duas correntes de pensamento, a saber:

 

A primeira diz que estas palavras teriam sido ditas por Dimas, o bom ladrão, que poucos minutos antes havia tido a confirmação de Jesus que, um dia, estaria com ele no paraíso.

 

E de se esperar que Dimas, ante esta esperança, ficasse terrivelmente desesperado ao ver o corpo físico do cristo, o qual havia sido muito mais supliciado que Dimas, perecer diante de seus olhos, sem levá-lo junto.

 

E, também de se crer, que de acordo com a crença judaica, Dimas também aguardasse que Jesus espetacularmente se libertasse da cruz e rendesse a salvação aos que nele acreditavam.

 

Para seu desespero, ele acompanhou de perto o desencarnar de seu corpo, e como ultimo alento entre a esperança e a desolação grita: senhor, senhor, porque me abandonaste?

 

A segunda corrente propõe que o cristo, conhecedor de todas as profecias a seu respeito, apos verificar que todos os detalhes estavam cumpridos, emitiu a famosa frase: "está tudo consumado". (Jo 19:30)

 

O que correspondia dizer que todas as profecias sobre a vinda do messias estariam cumpridas naquele momento; porém o evangelista Mateus (mt 27:46) apresenta que ele teria falado a frase: deus meu, deus meu, porque me desamparaste?

 

O que equivaleria dizer que Jesus teria perdido a crença em Deus e que estaria renegando o seu destino.

 

Ora, de acordo com as escrituras, inclusive com o próprio evangelho de Mateus, Jesus sabia tudo que iria acontecer, chegando inclusive a brigar com Pedro quando este teve a oportunidade de dizer que ele não deixasse o mal lhe acontecer (a Jesus).

 

Lembrando os evangelhos veremos que todos os discípulos se afastaram de Jesus na hora da morte, MENOS JOÃO. Ele foi o único que permaneceu a seu lado até o momento final e, por conseqüência, o único que escutou e presenciou todos os acontecimentos no ato de sua crucificação. Os outros discípulos apenas relataram o que ouviram falar de bocas de terceiros, uma vez que nenhum estava lá, desta forma, o relato de João se torna o mais verossímil dentre todos. E neste relato não encontramos o chamado a deus perguntando porque o abandonou.

 

Porém, mesmo que tenha havido este chamado, no momento indicado Jesus estava verificando todos os cumprimentos à profecia que o trazia como messias do povo Judeu, e assim, esta corrente diz que ele estaria citando o salmo 22, que inicia exatamente com esta frase: "deus meu, deus meu, porque me desamparaste?" E traz versos mostrando fatos como: "7 Todos os que me vêem zombam de mim, arreganham os beiços e meneiam a cabeça, dizendo:

8 Confiou no Senhor; que ele o livre"; "um ajuntamento de malfeitores me cerca; transpassaram-me as mãos e os pés.

17 Posso contar todos os meus ossos. ";"18 Repartem entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançam sortes";

 

Que descrevem com exatidão os últimos momentos de Jesus, e por isso ele teria dito: "Está tudo consumado"; pois tudo que havia sido predito para sua morte em salmos houvera acontecido; e, provavelmente, para que o povo soubesse disso, ele iniciou a recitar o salmo, mas, sem forças e fôlego devido aos maus tratos recebidos, não teve condições físicas de terminar, gerando então este mal entendido que ele teria perdido a confiança em deus.

 

Jesus em nenhum momento teve falta de confiança em deus, e em todos os momentos se mostrou consciente dos acontecimentos como iriam acontecer. Ele, espírito puro que desceu ao nosso orbe, escolheu passar por este sofrimento por amor a nós. Para nos dar o exemplo que o amor e a verdade podem vencer os maiores desafios.

 

E não duvidemos disso.



--
----------------------------------------------------
Não esqueça de visitar nem divulgar:

http://www.bomespirito.cjb.net

musicas, palestras, imagens, livros e
muito mais sobre Espiritismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário