quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Para melhor compreender Jesus - Parte 7


7) Porque Jesus viveu?
 

Vamos encontrar no início do evangelho de João a afirmação "e o verbo se fez carne" que, mais que uma afirmação que Jesus se fez homem, é a síntese de seu papel no mundo.

 

O "verbo" de Deus – aquele que veio trazer a palavra e os conhecimentos divinos para a humanidade, a qual atingia naquele momento o nível intelectual e moral necessário para  iniciar a caminhada rumo ao Pai.

 

Jesus, como responsável pela humanidade terrena, se fez presente entre nós para preparar as bases do que seria, mais tarde, a maior revolução moral jamais vista em toda história. Com os ensinamentos profundos e renovadores que trouxe ele mudou a face de Deus de um ser vingativo e emotivo para um pai amoroso e gentil.

 

Mesmo sendo incompreendido em sua época, o que é extremamente natural, Ele plantou a árvore que frutifica ainda hoje, milhares de anos depois, em nossos corações quando atingimos, internamente, o patamar evolutivo e de consciência para iniciar o nosso aprendizado pessoal.

 

Todo verbo é ação e Jesus não foi diferente, tudo que ele ensinava através de suas palavras era praticado por suas mãos e mostrado por seus sentimentos: a compreensão, o perdão, o amor e muito mais.

 

Jesus se fez homem entre nós para nos ensinar na prática como agir para buscarmos a vida futura. O choque de valores entre os da sociedade e os que ele pregava era tão grande que muitos estudiosos dizem que, até para os dias de hoje, ele está além de nossa capacidade moral e espiritual. E é verdade.

 

Mesmo nós que tentamos estudar os ensinamentos Dele nos surpreendemos com suas atitudes perante a violência, o preconceito, a traição e a morte; mostrando claramente o quanto ainda temos que caminhar.

 

Jesus nos exorta a seguir o seu caminho quando orienta "pega tua cruz e segue-me", nos ensina a praticar o bem quando diz "ama o teu inimigo", nos prepara para conseguir auxílio superior quando declara "orai e vigiai para não cairdes em tentação" e nos ensina que receberemos de nosso Pai, mas esclarece que para isso precisamos dar a nossa contribuição, "Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á", mostrando o verbo sempre presente em nossas vidas.

 

João Batista Sobrinho 


----------------------------------------------------
Não esqueça de visitar nem divulgar:

http://www.bomespirito.cjb.net

musicas, palestras, imagens, livros e
muito mais sobre Espiritismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário