quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

RBN VIA FM

"Bom dia, Ramon! Agradecemos todos os e-mails enviados a Rede Boa Nova de Rádio. Solicitamos se possível que envie novamente o arquivo que mostra de forma ilustrativa como sintonizar na parabólica e locais da casa com o aparelho transmissor. (foi o primeiro e-mail enviado por você). Obrigada, Gilvana da Silva Jacomini. coordenadora da Programação."



Olá, Gilvana!
 
Fiquei muito feliz com seu contato!
 
Segue em anexo o arquivo com o guia ilustrado que você pediu.
Sugiro que o coloque na seção do site da RBN onde se ensina a ouvir a rádio com a TV desligada (Como Sintonizar). Pode ajudar muita gente que gostaria de ouvir a rádio sem usar a TV.
 
Meu lar é um pontinho iluminado no interior de Pernambuco, desde que decobri as emissoras da Fundação Espírita André Luiz. Há cerca de um ano, sintonizei por acidente a RBN, passeando pela lista de canais de meu receptor da parabólica. Meu aparelho (Century Super 1900) já veio de fábrica com a RBN pré-configurada (sem necessidade de ajustes manuais) no canal 34 e só por isso descobri a rádio. Através da RBN, descobri a TV Mundo Maior e fiquei tão impressionado com a qualidade da programação que comprei um receptor digital exclusivamente para acompanhar a rádio e a TV diariamente. Daí em diante, posso dizer que minha vida mudou bastante. E mudou tanto que meu sentimento de gratidão me fez iniciar uma campanha de divulgação das emissoras aqui em minha cidade.

Como em muitas cidades do interior, quase todo mundo aqui tem parabólica. Mesmo assim, a dificuldade que as pessoas sentem em sintonizar a RBN é muito grande, pois isso exige ajustes manuais complicados nos aparelhos, e os modelos variam tanto que não há como prescrever um procedimento padrão para isso. Por isso, me ofereço para sintonizar pessoalmente, de casa em casa, sempre que me pedem.
 
Montei uma página ilustrativa, ensinando a sintonizar as emissoras da FEAL (www.sintonia.rg3.net) e as divulgo nas casas espíritas da cidade. Também pretendo fazer uma campanha de consientização para que todos os dirigentes e expositores instalem em suas casas o aparelho necessário para sintonizar a RBN e a TVMM, por considerá-las ferramentas essencias para a (in)formação dos que trabalham com a divulgação doutrinária, assim como a TV Escola e o Canal Futura são para os professores e educadores.
 
Porém, meu grande sonho é montar uma rádio para retransmitir a RBN em FM local para toda  cidade. Só assim seria possível colocar a rádio ao alcance de todos (a candeia no velador), pois qualquer pessoa poderia sintonizá-la em seu radinho de pilha. A antena parabólica e a Internet levaram a rádio a todos os lugares do Brasil e do mundo. Mas só as rádios locais conseguem atingir as pessoas mais simples, que não têm intimidade com computadores nem com configuração de antenas.
 
O Dr. Adão Nonato lançou no ar a campanha "Repetidoras da Boa Nova em todas as cidades do Brasil", baseado nas experiências bem sucedidas de algumas cidades do interior de São Paulo. Porém essa campanha não terá sucesso até que os interessados tenham acesso às informações sobre como devem proceder, pois os detalhes técnicos e burocráticos são um grande obstáculo para a maioria das pessoas que moram no interior do país, com pouco acesso a bens e serviços. Seria muito importante que os pioneiros orientassem os demais interessados sobre como eles procederam, para que outras pessoas possam seguir o mesmo caminho.
 
Assim, lhe peço encarecidamente que não interrompa este precioso contato que obtive com você, pois precisarei muito de suas orientações para que eu possa levar adiante este projeto de instalação de uma repetidora local da RBN em Palmares.

Forte abraço a toda a equipe da RBN.
 
Até breve!
 
Ramonde Andrade
raesa@ig.com.br
Palmares-PE

Um comentário:

  1. Ramon,

    Mais uma vez parabéns pela iniciativa e dedicação que você vem mostrando à causa do Cristo.

    É bom saber que Palmares pode contar com trabalhadores como você.

    Abraços

    João

    ResponderExcluir