terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Para melhor compreender Jesus - Parte 2

(Continuando)

2) Porque nascer entre os humildes?

Israel Já aguardava pelo Messias havia muitos séculos e, devido aos valores que foram passados pelas gerações passadas, esperavam que o seu "Rei" fosse um bravo líder guerreiro que iria libertar o povo e dominar o dominador, visto que o Deus dos hebreus recompensava em bens materiais a dedicação do povo.

 

Jesus trouxe a negação dos os valores que estavam sendo passados erroneamente pela tradição Judaica. Por este motivo não deveria Ele ser concebido em uma casa de esplendor, poder e riqueza; mas, pelo contrário, em uma casa simples de trabalhadores do povo, embora com uma linhagem real – porque José descendia de David.

 

Estar próximo ao povo permitiu que Jesus conhecesse de perto as necessidades e as dores dos seus semelhantes, das ovelhas que ele mais tarde apascentaria. Porém seu nascimento não se passou despercebido. Os poderosos reis da época, com medo de perder o poder temporal e a riqueza, desejavam encontrá-lo e matá-lo, o que demonstra mais uma vez a sabedoria divina escondendo-o entre um qualquer do povo.

 

Jesus pôde então crescer em um lar normal, repleto de carinho e atenção, mas também de trabalho e dedicação ao dever. Crescendo e aprendendo a profissão do pai pôde manter sua família, após o desencarne de José, enquanto não chegava o tempo de sua missão iniciar-se.

 

Hoje podemos compreender de seus ensinamentos que não nos é necessário quantidades exorbitantes de dinheiro ou posses imensas e rentabilidades descontroladas para sermos felizes; Seguindo o seu exemplo de vida podemos encontrar a felicidade na convivência fraterna entre os irmãos e na compreensão de nosso direcionamento maior na vida: atender ao próximo com resignação perante os desígnios da providência e amor incondicional pelos que nos prejudicam.


 
João Batista Sobrinho

----------------------------------------------------
Não esqueça de visitar nem divulgar:

http://www.bomespirito.cjb.net

musicas, palestras, imagens, livros e
muito mais sobre Espiritismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário