sábado, 20 de dezembro de 2008

A arte de formar os caracteres

"(...) Há um elemento, que se não costuma fazer pesar na balança e sem o qual a ciência econômica não passa de simples teoria. Esse elemento é a  educação, não a educação intelectual, mas a educação moral. Não nos referimos, porém, à educação moral pelos livros e sim à que consiste na arte de formar os caracteres, à que incute hábitos, porquanto a educação é o conjunto dos hábitos adquiridos. Considerando-se a aluvião de indivíduos que todos os dias são lançados na torrente da população, sem princípios, sem freio e entregues a seus próprios instintos, serão de espantar as conseqüências desastrosas que daí decorrem? Quando essa arte for conhecida, compreendida e praticada, o homem terá no mundo hábitos de ordem e de previdência para consigo mesmo e para com os seus,  de respeito a tudo o que é respeitável, hábitos que lhe permitirão atravessar menos penosamente os maus dias inevitáveis. A desordem e a imprevidência são duas chagas que só uma educação bem entendida pode curar. Esse o ponto de partida, o elemento real do bem-estar, o penhor da segurança de todos."
 
Livro dos Espíritos - Comentário de Allan Kardec à questão 685-a
 

Brasil
Educação
Agora, há metas para cumprir
20 de dezembro de 2008
 
Acaba de ser divulgado um novo balanço da educação no país que avança justamente em um ponto-chave: a construção de metas concretas para a sala de aula. As metas, que foram definidas por uma equipe de pesquisadores da área, não são exatamente conservadoras.
 
Se todas elas forem alcançadas até 2022, o Brasil terá chegado a um nível de educação semelhante ao que têm hoje alguns dos países da OCDE (organização que reúne os mais desenvolvidos).
 
Isso significa que todas as crianças estariam na escola, teriam adquirido pelo menos o conhecimento mínimo necessário e sairiam de lá na idade esperada para ingressar em uma universidade. Soa pouco realista, mas a própria experiência mostra que esse é um cenário possível.
 
Bons exemplos vindos de escolas públicas do país reforçam a idéia de que ensino de qualidade não depende exclusivamente de mais recursos e infra-estrutura. Com as mesmas condições das outras, certas escolas já estão no patamar esperado para 2022.
 

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