quarta-feira, 10 de abril de 2013

Vácuo repleto

O vácuo absoluto existe em alguma parte no Espaço universal?

Não, não há o vácuo. O que te parece vazio está ocupado por matéria que te escapa aos sentidos e aos instrumentos.
 
(...) a matéria existe em estados que ignorais. Pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil, que nenhuma impressão vos cause aos sentidos. Contudo, é sempre matéria. Para vós, porém, não o seria. (...) coisa nenhuma é o nada e o nada não existe.
 
Livro dos Espírito
Questões 22, 23-a e 36
Paris, 1857
 

 
Vácuo não existe, propõem físicos
 
Com informações do EPJD - 09/04/2013
 
Partículas virtuais pululam do que se convencionou chamar de vácuo - um vácuo que está longe de ser vazio - alterando a velocidade da luz.

Dois artigos publicados no último exemplar do European Physical Journal desafiam a sabedoria convencional sobre a natureza do vácuo.
 
Em um deles, Marcel Urban e seus colegas da Universidade de Paris-Sud, na França, identificaram um mecanismo de nível quântico para interpretar o vácuo como sendo preenchido com pares de partículas virtuais com valores de energia flutuantes.
 
Vácuo não existe
 
O vácuo é um dos conceitos mais intrigantes da física.
 
Quando observado no nível quântico, o vácuo a rigor não existe, ou, pelo menos, ele não é vazio.
 
O que é chamado de vácuo está cheio de partículas virtuais continuamente aparecendo e desaparecendo - como pares de elétrons e pósitrons ou quarks-antiquarks.
 
Essas partículas efêmeras são partículas reais, conforme já se demonstrou em experimentos que geraram luz a partir delas - o único detalhe é que seus tempos de vida são extremamente curtos.
 
Fonte: InovacaoTecnologica (editado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário