domingo, 7 de abril de 2013

NÃO LOCALIDADE

Os Espíritos gastam algum tempo para percorrer o espaço?

"Sim, mas fazem-no com a rapidez do pensamento. (...)
Quando o pensamento está em alguma parte, a alma também aí está (...)"

O Espírito que se transporta de um lugar a outro tem consciência da distância que percorre e dos espaços que atravessa, ou é subitamente transportado ao lugar onde quer ir?

"Dá-se uma e outra coisa. O Espírito pode perfeitamente, se o quiser, inteirar-se da distância que percorre, mas também essa distância pode desaparecer completamente, dependendo isso da sua vontade, bem como da sua natureza mais ou menos depurada."

O Livro dos Espíritos
Questões 89/90
Paris, 1857
 


Espaço

Ação fantasmagórica à distância é 10.000 vezes mais rápida que a luz
 
Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/04/2013
 
Para fazer a medição, os físicos criaram feixes de fótons entrelaçados e os separaram a uma distância de 15 quilômetros.

Difícil até para Einstein
 
O conceito de entrelaçamento quântico - ou emaranhamento - deixou desgrenhado ninguém menos do que Albert Einstein.
 
Quando ouviu falar que duas partículas quânticas podiam se entrelaçar, de forma que o que acontecesse com uma afetaria imediatamente a outra, não importando se ambas estivessem em extremos opostos da galáxia, o gênio da física chamou isto de "ação fantasmagórica à distância".
 
As teorias de Einstein estabelecem um limite máximo de velocidade universal, a velocidade da luz - nada pode superar a velocidade da luz, segundo o paradigma da física atual.
 
Porém, no caso do entrelaçamento, conforme propõe a mecânica quântica, não se trata nem mesmo de velocidade, mas de instantaneidade.
 
Embora o entrelaçamento quântico venha sendo demonstrado experimentalmente à exaustão, inclusive em uma versão tripla, poucos se arriscam a especular como é que uma partícula "sabe" o que deve fazer quando sua irmã gêmea sofre uma alteração.
 
A proposta mais recente fala em influências escondidas, que existiriam além do espaço-tempo.
 
Velocidade do entrelaçamento quântico
 
Uma equipe de físicos chineses agora tentou uma abordagem mais experimental.
 
Eles queriam medir a velocidade com que a ação fantasmagórica à distância é passada de uma partícula para a outra.
 
E o resultado foi: pelo menos quatro ordens de magnitude mais rápido do que a velocidade da luz.
 
Uma ordem de magnitude equivale a 101 - assim, a velocidade medida foi de 104, ou seja, 10.000 vezes mais rápido do que a velocidade da luz.
 
Na verdade, não se trata de que alguma coisa esteja realmente viajando a uma velocidade maior do que a velocidade da luz - no entrelaçamento quântico não há troca de informações entre as partículas, ou seja, nada realmente "viaja" de um ponto a outro, as partículas apenas parecem "saber" quando a outra foi afetada.
 
O que os físicos chineses mediram foi o tempo que separa uma alteração na primeira partícula e a alteração na sua partícula entrelaçada - fazendo as contas, isso equivaleria a uma informação hipotética que viajasse a 10.000 vezes a velocidade da luz entre as duas partículas, se houvesse transmissão de informação.
 
Ou seja, o experimento nada tem a ver com o fiasco dos neutrinos que não superaram a velocidade da luz, ainda que alguns físicos defendam que superar a velocidade da luz de fato é matematicamente possível.
 
Os pesquisadores também são cuidadosos em afirmar que esta velocidade está no limite do que o experimento consegue medir com confiabilidade - ou seja, a velocidade é provavelmente muito maior.
 
Todos com razão
 
Para fazer a medição, os físicos criaram feixes de fótons entrelaçados e os separaram a uma distância de 15 quilômetros.
 
São necessários muitos fótons porque a precisão envolvida no experimento é tamanha que até mesmo a rotação da Terra desloca os fótons em distâncias que são significativas nessas escalas temporais.
 
Para contrabalançar essas influências, os físicos separaram as duas partículas no sentido leste-oeste, e fizeram o experimento continuamente durante 12 horas.
 
A equipe de Juan Yin, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, é a mesma que recentemente bateu o recorde de distância do teletransporte - em Setembro do ano passado, seu recorde foi superado por uma equipe europeia

Em resumo, apesar de um resultado capaz de fritar neurônios, o experimento não se contrapõe nem à teoria da relatividade de Einstein - porque não há troca de informações entre as duas partículas -, e nem à mecânica quântica.
 
Na verdade, uma velocidade de 10.000 vezes a velocidade da luz como limite mínimo parece mais uma vez dar razão à mecânica quântica, que continua afirmando que a ação fantasmagórica à distância é instantânea.

Fonte: Inovação Tecnologica

3 comentários:

  1. Eu gostaria que me tirassem uma dúvida... Me perdoem se estou sendo ignorante. No caso da ação fantasmagórica à distância, uma determinada partícula em um determinado local, se estiver entrelaçada com uma outra partícula em um outro local, sofrerá tudo o que a outra sofrer. Assim, alguns cientistas vêm realizando experimentos para transportar partículas, as entrelaçando com outras. No caso dos Espíritos, eles teriam que, por assim dizer, estar entrelaçados com outras partículas que se localizassem no local desejado para se transportar. Mas pelo o que eu imagino, não é isso que acontece. Eles não se entrelaçam com outras partículas no ambiente. Poderiam me explicar de que maneira poderia ser dar esse transporte? E por favor, corrijam-me se eu estiver errado.

    ResponderExcluir
  2. Bruno, o entrelaçamento quântico não está necessariamente relacionado ao deslocamento dos espíritos. Relacionei os dois assuntos apenas para embasar cientificamente a informação contida no Livro dos Espíritos de que a informação (e portanto a inteligência) pode sim deslocar-se instataneamente, ou seja, na velocidade do pensamento, não estando limitadas à velocidade da luz, imposta à matéria pelo modelo padrão da física, adotado atualmente.

    O mecanismo empregado pelos espíritos neste deslocamento instatâneo continua deconhecido (e podemos imaginar que não seja o mesmo do emaranhamento quântico), agora porém mais admissível, diante dos resultados semelhantes observados com as partículas entrelaçadas.

    ResponderExcluir
  3. Ramon, muito obrigado. Sua resposta foi bastante esclarecedora e, dada sua explicação, eu concordo plenamente com você. Realmente eu havia interpretado mal as informações. Um grande abraço, fique com Deus.

    ResponderExcluir