domingo, 1 de maio de 2011

Verdadeira Adoração

"Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."
Jesus
(Mateus, 22:37-40)

"A hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis (...) Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade."
Jesus
(João, 4:21-24)


 
Tem Deus preferência pelos que o adoram desta ou daquela maneira?

"Deus prefere os que o adoram do fundo do coração, com sinceridade, fazendo o bem e evitando o mal, aos que julgam honrá-lo com cerimônias que os não tornam melhores para com os seus semelhantes. Todos os homens são irmãos e filhos de Deus. Ele atrai a si todos os que lhe obedecem às leis, qualquer que seja a forma sob que as exprimam. É hipócrita aquele cuja piedade se cifra nos atos exteriores. Mau exemplo dá todo aquele cuja adoração é afetada e contradiz o seu procedimento. Não pergunteis, pois, se alguma forma de adoração há que mais convenha, porque equivaleria a perguntardes se mais agrada a Deus ser adorado num idioma do que noutro. Ainda uma vez vos digo: até ele não chegam os cânticos, senão quando passam pela porta do coração."


O Livros dos Espíritos
Pergunta 654
Paris, 1857


"Agora, é caso de se perguntar: desde que com a aquisição da verdade e do conhecimento, essas extensões de religiões terrenas ao mundo espiritual são desnecessárias, o que devemos colocar em seu lugar? Isto poderia parecer uma condenação à adoração comunal. Absolutamente. Temos a nossa adoração comunal aqui, mas ela é purificada de todos os traços de credos sem significado, de doutrinas e de dogmas. Adoramos o Grande e Eterno Pai em verdade absoluta. E ninguém é forçado a crer cegamente — ou declarar que o faz — em algo que é completamente incompreensível a qualquer mente. Aqui há muitas e muitas coisas que não compreendemos — e levaria milhões de anos antes de termos a mais leve sombra de entendimento. Mas não nos pedem que compreendamos, mas sim que as aceitemos tal como são. Isso não influi em nada no progresso de nossa alma. Poderemos progredir mais e mais sem necessidade de pensar em compreender."
 
Anthony Borgia
A Vida nos Mundos Invisíveis
Ed. Pensamento, 1960

Nenhum comentário:

Postar um comentário