sexta-feira, 17 de julho de 2009

Intertexto: Migrações Planetárias

"A Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos."
Allan Kardec
 
BÊNÇÃOS CÓSMICAS NA TERRA

Até o momento, a Terra serviu como um lugar especial de aprendizado. Essa escola aceitou até agora os candidatos a alunos e permitiu que eles aprendessem por meio de suas próprias experiências. Essa escola tem uma estrutura dual: uma para sessões práticas verdadeiras – e outra para rever o passado, descansar e planejar o futuro.
 
As sessões práticas ocorrem numa sala ampla, sem divisórias, onde cada um usa um disfarce, que lhe cobre todo o corpo, e passa por experiências diversas e intensas, num estado de completo esquecimento em relação ao passado. A maior parte do aprendizado ocorre durante as sessões nesta sala de treinamento.
 
Depois que o aluno terminou uma sessão prática, ele deixa essa sala de aula e vai para outra parte da escola, agora sem disfarce. Bem diferente da intensidade e da competitividade da sala de treinamento, a atmosfera desse outro ambiente é repousante e cheia de amor. Ali, os alunos descansam e se preparam para outra sessão prática.
 
Dependendo das características do aluno – incluindo o nível de freqüência original, o tipo de disfarce que ele usou na sessão prática anterior, as suas preferências, tendências, etc. – ele é enviado para uma das muitas salas de aula, designadas para diferentes propósitos e atividades. Também existem todos os tipos de espaços preparatórios para a sessão prática seguinte.
 
Os alunos que estão do lado de fora da sessão de treinamento podem assistir às atividades realizadas dentro dela sempre que quiserem, mas os alunos que passam pela sessão prática não vêem o lado de fora. Por isso a maioria dos alunos da sala de treinamento nem mesmo suspeita que exista alguma coisa fora da sala.
 
Nos últimos tempos tem corrido boatos entre os alunos da sala de treinamento de que existe um outro lugar, fora da sala, mas quase nenhum aluno acredita nisso ou se interessa em saber se é verdade ou não. Sem perceber que na verdade são alunos e que estão numa sessão prática para aprender por meio de experiências, eles achem que a sala de treinamento é o único lugar que existe no mundo. Por isso, dedicam a vida à corrida por bens materiais.
 
Muito tempo atrás, a diretoria da escola decidiu fechar as portas dessa escola especial e transforma-la numa espécie de universidade, onde só serão aceitos alunos com grau mais elevado de instrução. Para que essa transformação seja suave e eficiente, muitas providências têm sido tomadas. Uma das mais importantes é a limpeza e a reforma das instalações da escola, inclusive da sala de treinamento e de outras salas.
 
Essa reforma começou com essas salas, mas agora já abrange a sala de treinamento também. Como uma parte da sala está em obras, toda a atmosfera está ficando tensa. Agora chegou o momento de toda a sala de treinamento ser demolida.
 
Embora alguns alunos dentro da sala sintam que algo de anormal está acontecendo, a maioria ignora os sinais, achando que não se trata de nada sério. No entanto, todos os estudantes que estão do lado de fora foram notificados, muito tempo atrás, a respeito do fechamento da escola. Enquanto fazem as malas e esperam o dia da partida, muitos deles se perguntam que escola da galáxia será mais apropriada para eles. No espaço em volta da escola, muitas aeronaves esperam para transporta-los para diferentes destinos.
 
Até pouco tempo atrás, os alunos que acabavam o seu aprendizado na sala de treinamento eram orientados a sair da sala. Mas agora a passagem dessa sala para o ambiente externo está fechada e os alunos são orientados a subir a bordo dos veículos que flutuam ao redor da escola. Por causa da movimentação intensa da diretoria da escola e dos alunos, pode-se sentir agora uma atmosfera tensa.
 
Até o momento a diretoria se empenhou a ajudar a cada um dos alunos. Houve muitas ocasiões do passado em que uma sala de treinamento ficou total ou parcialmente em obras ou inundada, para obrigar todos os alunos a sair da sala. Atualmente, para que os alunos possam aproveitar ao máximo o aprendizado, os prédios da escola estão sendo demolidos aos poucos e muitos outros eventos, diferentes de um colapso repentino, estão sendo introduzidos pela diretoria.
 
Por meio dos preparativos cuidadosos da diretoria com relação aos alunos de partida, o fechamento da escola está servindo como um grande aprendizado para todos. As pessoas terão tempo suficiente para perceber que a escola fazia parte de um elaborado plano do universo, em que os serem podiam aprender por meio de experiências vividas, descobrir porque viveram na Terra até o momento e entender o que está realmente acontecendo. Além disso, depois de estudar cuidadosamente o nível de instrução e as preferências de cada aluno, a diretoria da escola os ajuda a encontrar outras escolas apropriadas para garantir que todos os seres usufruam ao máximo do seu aprendizado nessas novas escolas.
 
Essa é uma descrição metafórica do atual estado da Terra, que tentei explicar até agora neste livro. Trata-se de algo bem diferente do que o público em geral acredita e os pesquisadores da verdade conhecem, mas é uma explicação muito precisa do que se passa na Terra. Ela pode não parecer aceitável para as pessoas que até o momento só reconheceram a existência do mundo material, mas se trata de um retrato verdadeiro da Terra, da vida nesse planeta e da situação em que ele ora se encontra.

Hwee-Yong Jang
Coréia do Sul, 2007
Projeto Gaia 2012
Capítulo 10
Páginas 186-189



EMIGRAÇÕES E IMIGRAÇÕES DOS ESPÍRITOS
 
35. No intervalo de suas existências corporais, os Espíritos se encontram no estado de erraticidade e formam a população espiritual ambiente da Terra. Pelas mortes e pelos nascimentos, as duas populações, terrestre e espiritual, deságuam incessantemente uma na outra. Há, pois, diariamente, emigrações do mundo corpóreo para o mundo espiritual e imigrações deste para aquele: é o estado normal.
 
36. Em certas épocas, determinadas pela sabedoria divina, essas emigrações e imigrações se operam por massas mais ou menos consideráveis, em virtude das grandes revoluções que lhes ocasionam a partida simultânea em quantidades enormes, logo substituídas por equivalentes quantidades de encarnações. Os flagelos destruidores e os cataclismos devem, portanto, considerar-se como ocasiões de chegadas e partidas coletivas, meios providenciais de renovamento da população corporal do globo, de ela se retemperar pela introdução de novos elementos espirituais mais depurados. Na destruição, que por essas catástrofes se verifica, de grande número de corpos, nada mais há do que rompimento de vestiduras; nenhum Espírito perece; eles apenas mudam de planos; em vez de partirem isoladamente, partem em bandos, essa a única diferença, visto que, ou por uma causa ou por outra, fatalmente têm que partir, cedo ou tarde.
 
As renovações rápidas, quase instantâneas, que se produzem no elemento espiritual da população, por efeito dos flagelos destruidores, apressam o progresso social; sem as emigrações e imigrações que de tempos a tempos lhe vêm dar violento impulso, só com extrema lentidão esse progresso se realizaria.
 
É de notar-se que todas as grandes calamidades que dizimam as populações são sempre seguidas de uma era de progresso de ordem física, intelectual, ou moral e, por conseguinte, no estado social das nações que as experimentam. É que elas têm por fim operar uma remodelação na população espiritual, que é a população normal e ativa do globo.
 
37. Essa transfusão, que se efetua entre a população encarnada e desencarnada de um planeta, igualmente se efetua entre os mundos, quer individualmente, nas condições normais, quer por massas, em circunstâncias especiais. Há, pois, emigrações e imigrações coletivas de um mundo para outro, donde resulta a introdução, na população de um deles, de elementos inteiramente novos. Novas raças de Espíritos, vindo misturar-se às existentes, constituem novas raças de homens. Ora, como os Espíritos nunca mais perdem o que adquiriram, consigo trazem eles sempre a inteligência e a intuição dos conhecimentos que possuem, o que faz que imprimam o caráter que lhes é peculiar à raça corpórea que venham animar. Para isso, só necessitam de que novos corpos sejam criados para serem por eles usados. Uma vez que a espécie corporal existe, eles encontram sempre corpos prontos para os receber. Não são mais, portanto, do que novos habitantes. Em chegando à Terra, integram-lhe, a princípio, a população espiritual; depois, encarnam, como os outros.
 
Allan Kardec
França, 1868
A Gênese
Capítulo XI

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