domingo, 28 de junho de 2009

2012: As Profecias e o Espiritismo

Nostradamus, 2012 e a febre do fim dos tempos
por Bruno Fiuza
02 de março de 2009

Conforme o ano de 2012 se aproxima, místicos do mundo inteiro correm atrás de pistas deixadas por civilizações e profetas do passado explicando como será o fim dos tempos. Embalado por essa febre, o History Channel decidiu preparar uma programação especial dedicada ao Juízo Final. A "Semana do Armageddon", que começa hoje e vai até o próximo sábado, dia 7, é um prato cheio para todos aqueles que já são fascinados pelo tema ou para os que querem entender por que, para alguns, a humanidade parece estar correndo rumo à linha de chegada.

Ao longo de toda a semana diversas teorias sobre o fim da vida no planeta serão apresentadas e analisadas, como o dos supostos códigos secretos contidos na Bíblia que revelariam detalhes sobre o apocalipse. A maratona, no entanto começa com a exibição, nessa segunda-feira, de um documentário que consegue reunir já no título duas das maiores vedetes do fim dos tempos: Nostradamus 2012. O programa de uma hora e meia de duração se propõe a mostrar como várias tradições proféticas de diversas culturas convergem para apontar o dia 21 de dezembro de 2012 como o último dia de nossas vidas. E mais: segundo o documentário, todos os sinais das civilizações antigas estariam respaldados pelo maior profeta de todos os tempos... o próprio Nostradamus!

Segundo os estudiosos ouvidos pelo History Channel, no dia 21 de dezembro de 2012 o sol nascerá alinhado com o centro da Via Láctea, um acontecimento astronômico único que só se repete a cada 26 mil anos. Tal evento seria acompanhado por uma onda de violentas transformações no planeta, que poderia levar à extinção da vida na Terra ou ao início de uma nova era para a humanidade, dependendo da interpretação.

Na verdade, a tese do alinhamento galáctico não é nenhuma novidade para os fãs do apocalipse. Ele estaria previsto no calendário maia, que se encerra justamente no dia 21 de dezembro de 2012. A grande novidade apresentada pelo documentário é a suposta sincronia entre as previsões dessa civilização pré-colombiana e as profecias de Nostradamus.

O suposto documento que prova a convergência entre as previsões dos maias e do profeta francês é uma série de sete desenhos que ilustram aquele que é apresentado como o "Livro perdido de Nostradamus". Segundo alguns pesquisadores ouvidos pelo History Channel, tais ilustrações fariam claras referências ao alinhamento galáctico previsto pelos maias.

O problema é que, como explicou a História Viva um dos entrevistados do documentário, esses desenhos provavelmente não foram feitos por Nostradamus. John Hogue, pesquisador independente das profecias do médico francês afirma que na época em que teria supostamente feito tais desenhos, Nostradamus já sofria de uma artrite aguda que o impedia até mesmo de escrever. Além disso, Hogue afirma que não há registros de que Nostradamus tenha desenhado durante sua vida. Diante de tais evidências, Hogue acredita que tais imagens sejam obra do filho de Nostradamus, César, que foi um bem-sucedido pintor de retratos.

A revelação feita por Hogue pode ser uma ducha de água fria para os amantes das profecias do fim do mundo, mas ele mesmo faz questão de esclarecer que o fato de não haver referências ao ano de 2012 na obra original de Nostradamus não diminui a importância do momento histórico em que vivemos.

Segundo ele, 2012 é uma data estritamente relacionada ao calendário maia, mas as profecias de Nostradamus mostram claramente que o planeta passa hoje por um período crucial de transformações. A única divergência de Hogue em relação aos outros pesquisadores ouvidos pelo programa é que, para ele, as grandes mudanças que já estamos vivendo fazem parte de um processo muito mais amplo que não se resume a uma data específica.

Hogue explica que, quando o sol passa de uma constelação para outra, inicia-se um novo ano cósmico de dois mil anos de duração. Segundo o pesquisador, nós acabamos de entrar em um novo ano cósmico, já que 2009 marca o início da era de aquário. Tal fato provaria que já estamos vivendo esse período de grandes transformações, marcado pelo fim de um ciclo e o início de outro.

Segundo Hogue, ao contrário do que muitos acreditam, 2012 não será o fim dos tempos, mas sim um novo passo decisivo em um amplo processo de mudanças que deverá se estender pelo menos ao longo dos próximos 36 anos. Apesar de discordar dos demais estudiosos do apocalipse em relação ao significado de 2012, Hogue está plenamente de acordo com os que vêem no atual momento histórico uma época de provação para a humanidade.

Assim como os demais entrevistados do documentário, Hogue acredita que a série de turbulências pelas quais o planeta está passando atualmente está longe de ser uma coincidência. E, aí sim, ele encontra amplo respaldo nas profecias de Nostradamus para mostrar que a convergência de aquecimento global, crise financeira mundial, multiplicação de guerras e tragédias naturais, instabilidade no abastecimento de alimentos e escassez de recursos naturais não é uma mera coincidência.

Segundo ele, o que as profecias de Nostradamus e de diversas outras culturas mostram é que a humanidade está diante de uma encruzilhada, que vai obrigar cada um de nós a fazer uma opção: seguir no mesmo caminho e caminhar de fato para a extinção da raça humana, ou começar a estabelecer desde já uma outra relação com a natureza, com nossos semelhantes e com o planeta em geral, capaz de inaugurar uma nova era de harmonia entre os povos. No fundo, toda a inquietação em torno do fim do mundo tem a ver com isso. E, por mais fantasioso que o documentário Nostradamus 2012 possa parecer em determinados momentos, ele possui a grande virtude de chacoalhar o telespectador com esse alerta incontornável.

Fonte: História Viva



REVOLUÇÕES DO GLOBO
Cataclismos futuros
 
14. Fisicamente, a Terra teve as convulsões da sua infância; entrou agora num período de relativa estabilidade: na do progresso pacífico, que se efetua pelo regular retorno dos mesmos fenômenos físicos e pelo concurso inteligente do homem. Está, porém, ainda, em pleno trabalho de gestação do progresso moral. Aí residirá a causa das suas maiores comoções. Até que a Humanidade se haja avantajado suficientemente em perfeição, pela inteligência e pela observância das leis divinas, as maiores perturbações ainda serão causadas pelos homens, mais do que pela Natureza, isto é, serão antes morais e sociais do que físicas.

Allan Kardec
A Gênese
Capítulo IX
SINAIS PRECURSORES
 
57. Quando sucederão tais coisas? «Ninguém o sabe, diz Jesus, nem mesmo o Filho». Mas, quando chegar o momento, os homens serão advertidos por meio de sinais precursores. Esses indícios, porém, não estarão nem no Sol, nem nas estrelas; mostrar-se-ão no estado social e nos fenômenos mais de ordem moral do que físicos e que, em parte, se podem deduzir das suas alusões.
 
(...)
 
58. Será que, predizendo a sua segunda vinda, era o fim do mundo o que Jesus anunciava, dizendo: «Quando o Evangelho for pregado por toda a Terra, então é que virá o fim»?
 
Não é racional se suponha que Deus destrua o mundo precisamente quando ele entre no caminho do progresso moral, pela prática dos ensinos evangélicos. Nada, aliás, nas palavras do Cristo, indica uma destruição universal que, em tais condições, não se justificaria.
 
Devendo a prática geral do Evangelho determinar grande melhora no estado moral dos homens, ela, por isso mesmo, trará o reinado do bem e acarretará a queda do mal. É, pois, o fim do mundo velho, do mundo governado pelos preconceitos, pelo orgulho, pelo egoísmo, pelo fanatismo, pela incredulidade, pela cupidez, por todas as paixões pecaminosas, que o Cristo aludia, ao dizer: «Quando o Evangelho for pregado por toda a Terra, então é que virá o fim.» Esse fim, porém, para chegar, ocasionaria uma luta e é dessa luta que advirão os males por ele previstos.
 
(...)
 
60. Se considerarmos o estado atual do mundo físico e do mundo moral, as tendências, aspirações e pressentimentos das massas, a decadência das idéias antigas que em vão se debatem há um século contra as idéias novas, não poderemos duvidar de que uma nova ordem de coisas se prepara e que o mundo velho chega a seu termo.
 
Se, agora, levando em conta a forma alegórica de alguns quadros e perscrutando o sentido profundo das palavras de Jesus, compararmos a situação atual com os tempos por ele descritos, como assinaladores da era da renovação, não poderemos deixar de convir em que muitas das suas predições se estão presentemente realizando; donde a conclusão de que atingimos os tempos anunciados, o que confirmam, em todos os pontos do globo, os Espíritos que se manifestam.
 
(...)
 
63. Tendo que reinar na Terra o bem, necessário é sejam dela excluídos os Espíritos endurecidos no mal e que possam acarretar-lhe perturbações. Deus permitiu que eles aí permanecessem o tempo de que precisavam para se melhorarem; mas, chegado o momento em que, pelo progresso moral de seus habitantes, o globo terráqueo tem de ascender na hierarquia dos mundos, interdito será ele, como morada, a encarnados e desencarnados que não hajam aproveitado os ensinamentos que uns e outros se achavam em condições de aí receber. Serão exilados para mundos inferiores, como o foram outrora para a Terra os da raça adâmica, vindo substituí-los Espíritos melhores. Essa separação, a que Jesus presidirá, é que se acha figurada por estas palavras sobre o juízo final: «Os  bons passarão à minha direita e os maus à minha esquerda.» (Cap. XI, n 31 e os seguintes.)
 
(...)
 
JUÍZO FINAL
 
67. O juízo, pelo processo da emigração, conforme ficou explicado acima (nº 63), é racional; funda-se na mais rigorosa justiça, visto que conserva para o Espírito, eternamente, o seu livre-arbítrio; não constitui privilégio para ninguém; a todas as suas criaturas, sem exceção alguma, concede Deus igual liberdade de ação para progredirem; o próprio aniquilamento de um mundo, acarretando a destruição do corpo, nenhuma interrupção ocasionará à marcha progressiva do Espírito. Tais as conseqüências da pluralidade dos mundos e da pluralidade das existências.
 
Segundo essa interpretação, não é exata a qualificação de juízo final, pois que os Espíritos passam por análogas fieiras a cada renovação dos mundos por eles habitados, até que atinjam certo grau de perfeição. Não há, portanto, juízo final propriamente dito, mas juízos gerais em todas as épocas de renovação parcial ou total da população dos mundos, por efeito das quais se operam as grandes emigrações e imigrações de Espíritos.
 
(...)

Allan Kardec
A Gênese
Capítulo XVII

A NOVA GERAÇÃO
 
27. (...) A Terra, no dizer dos Espíritos, não terá de transformar-se por meio de um cataclismo que aniquile de súbito uma geração. A atual desaparecerá gradualmente e a nova lhe sucederá do mesmo modo, sem que haja mudança alguma na ordem natural das coisas.
 
Tudo, pois, se processará exteriormente, como sói acontecer, com a única, mas capital diferença de que uma parte dos Espíritos que encarnavam na Terra aí não mais tornarão a encarnar. Em cada criança que nascer, em vez de um Espírito atrasado e inclinado ao mal, que antes nela encarnaria, virá um Espírito mais adiantado e propenso ao bem.
 
Allan Kardec
A Gênese
Capítulo XVIII

42 comentários:

  1. Sensacional e bem iluminada a sua abordagem. Adorei o blog.

    ResponderExcluir
  2. Também gostei e concordo.

    ResponderExcluir
  3. Para quem desconhece as palavras de Cristo, realmente precisa de assustar. Desejo que nosso planeta seja um mundo de paz e luz.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o NOSSO PLANETA,realmente precisa de uma GRANDE MUDANÇA, uma mudança, onde todos nós seres HUMANOS,,Sentiremos e veremos várias coisas ruins acontecerem,pois ja esta acontecendo...Pq nós mesmo somos os CULPADOS...e precisamos viver num MUNDO MELHOR...DE PAZ....Mas para que isto aconteça....É PRECISO NOS MELHORARMOS..AMARMOS...UNS AOS OUTROS....

    ResponderExcluir
  5. Acredito que a evolução/transformação já acontece, com a crescente oferta de informação de qualidade, seus consumidores serão, melhores conhecedores e a partir daí uma humanidade mais sábia que a de hoje... É necessária a chegada de novos espíritos, aptos a viverem esta transformação para a interpretação correta do evangélio... É necessário a desvinculação às condutas materiais... Que venham nossos novos irmãos !!!

    ResponderExcluir
  6. Sou espirita e procuro ser racional tb, os Maias não preveram o fim do mundo e sim o inicio de um outro ciclo, para ser mais exato o 6 ciclo e nos estamos no tempo do nao tempo, ou seja, os ultimos 20 anos que precedem a um acontecimento, onde se formara uma cruz galatica alinhando os planetas, e que possivelmente podera inverter a polaridade do sol causando sim alguns cataclismas, como ja vem acontecendo nos ultimos 15 anos. Porem pode ser que o sol so emita uma radioatividade que o campo magnetico da Terra nao possa bloquear como o que aconteceu no seculo XVIII, porem nesta epoca a unica coisa afetada foram os telegrafos, porem hj isso causaria um caus, dias, semans ou meses sem energia eletrica. Para esplicar melhor o que o sol causaria em toda Terra, é um efeito potencializado das auroras boreais, hj porem so acontecem nos polos. O calendario Maia foi exato ate hj, coisa que nossos astrofisicos com seus super centros de observação nao conseguem fazer. a milenios eles previram o eclipse que aconteceria em agosto 99 dando inicio aos ultimos 13 anos da Terra no seu 5 ciclo solar e alertaram que para que a raça inteligente (humanos) nao seja aniquilada basta a reforma intima, ou seja, deixar o odio que reina quase absoluto nesse planeta, porem aos que cupam Deus por tudo que e de ruim na Terra ne, tsunami...a meu filho Deus quiz assim, terremoto ... a meu filho Deus quiz assim, não somos marionetes na mao de Deus, fomos criado por Ele e Ele nos deu a maior dadiva de um ser vivo, a consciencia, depende de nos agora, pois a terra ha, se Deus quiser, deixar de ser um planeta de provas e espiações para um planeta de regeneração, o qual infelizmete julgo nao ser qualificado a habitar, porem a transformação ira acontecer, pode ser que a cruz galatica, explosões solares, inversões de polos magneticos, etc transformem essa Terra separando ai o joio do trigo, por que ca entre nos se o universo nao fizer faremos nos mesmo e muito rapido, pq o povinho estupido que nos somos, gastamos milhoes em armamento de destruição em massaque se lançados na Terra acabaria ate com quem os criou...é brincadeira ne

    ResponderExcluir
  7. Acho que faz muito sentido. As vezes qustiono, do que esta valendo a pena a vida aqui na terra, com tanta doença, valores invertidos, guerra, discriminação, inveja, falta de amor entre a humanidade. Acho que muitas vezes as pessoas esquecem o sentido da religia, e acabam disputando qual é melhor, ora, a religiãi significa religare, ou seja, ligar o homem ao mundo espiritual, e não dogmas culpabilizantes e repressores, tudo é questão de equibrio, somo seres epirituais, fisicos, emocionais e mentais e emanamos energia. Se esta nova era é para o bem, que venha e que as pessoas deixem de ter tato medo nesta mudança e mais fé e esperança

    ResponderExcluir
  8. muito boa esta visao espiritual dos irmaos, mais estamos em oportunidades de evoluir vamos, lutar vamos renovar nossos sentimentos... desejo atodos otimo 2010 muita luz e paz e muita vigilia...

    ResponderExcluir
  9. é o momento...é chegada a hora de toda humanidade na Terra, prestar contas...é uma ordem natural, mas alguns aspectos , de certo modo provocados por nós...felizmente nossos mentores trabalham por nós e nós a cada passo estamos no progresso, é uma evolução natural quando aos poucos nos tocam a alma...revelamos nossa natureza para o bem, BEM MAIOR...e não há força no universo que possa nos separar do amor único do grande criador...um abraço a todos!!

    ResponderExcluir
  10. Os tempos estão chegados e a hora do ajuste se aproxima; não nos iludamos : ser cristão é tarefa difícil que exige muito esforço pois implica em reforma íntima que poucos de nós estão dispostos a fazer - mas ... a receita está aí, Nosso Pai é generoso e aceita arrependidos.

    ResponderExcluir
  11. muito boa a visao espiritual de nossos amigos espiritas, mas agora estou mais apavorada ainda, pois nao fiz nada , nada para evoluir......como somos filhos maus criados,cheios de maudade no coraçao , egoistas rancorosos e outros sentimento negativos que carregamos dentro de nós.... realmente precisamos mesmo desta transformaçao.... FIQUEM COM DEUS.........E BOA SORTE. nos encontramos por ai espiritualmente.....abraços...

    ResponderExcluir
  12. Esperei e voltei na altura certa (o tempo nao existe é uma ilusao), cometi erros ao longo da minha evoluçao, mas d uma coisa tou certa: o maior erro k comete-mos e esquecermonos de quem somos, do k somos feitos, e principalmente dos nossos objectivos. Nós somos seres de luz,magoa-me as atitudes k certas entidades tem para com outras entidades, seres e Mãe natureza.Entristece-me e revolta-me. Como é k fomos capazes? Cada vez que cegam e se esquecem do k vieram ca fazer, estao-se a enterrar ainda mais.isto tudo por bens materiais? pelo poder? Quando se perde o corpo fisico nao se leva nada conosco,nessa altura resta o k realmente somos.Entidades capazes de grandes actos e feitos.Acordem! Amo-vos e como vossa irmã peço-vos que nunca se esqueçam de quem são!

    ResponderExcluir
  13. muito bom os esclrarecimentos nos da uma certa esperança em estarmos mudando nosso campo mental para um melhor encarar as mudanças que estao ocorrendo em nosso planeta.

    ResponderExcluir
  14. É muito bom saber que as pessoas estão se preocupando mais com as mudanças de atitude, estão começando a praticar o maior mandamento de todos: "AMAR AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO E A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS".
    A Doutrina Espírita é capaz de transformar as pessoas e acretido que o filme Chico Xavier irá trazer muitas pessoas para o Espiritismo, muitas virão por curiosidade, pelo encantamento que, de certa forma, causa a vida espiritual, algumas dessas pessoas irão se decepcionar, outras talvez não se sintam preparadas para saber que a vida continua e outras pessoas irão ficar e aprender sobre AMOR, CARIDADE, HUMILDADE E AMOR AO PRÓXIMO.
    Os Centros Espiritas já estão se preparando para receber essas pessoas, e com certeza serão todas muito bem vindas.

    ResponderExcluir
  15. Tornei-me espírita ainda criança, inicialmente para entender melhor casos de paranormalidade/mediunidade que eram comuns em minha família. Desde cedo gostava de temas míticos, místicos, simbólicos e culturais. No Espiritismo tenho a oportunidade de aproveitar-me desses conhecimentos, retendo o que for interessante e contrapondo esses conhecimentos uma base racional, filosófica e não menos profunda ou interessante, que é a Codificação, a Filosofia Espírita.
    Minha esposa é simpatizante do espiritismo,fazemos o culto no lar juntos, porém seus interesses são mais voltada para o espiritualismo ESOtérico/EXOtérico. Ela é muito inteligente e sensível (além possuir uma mediunidade um tanto ostensiva). Através dela aprendo coisas muito interessantes, relembro conteúdos lidos há muito tempo e ponho em dia a coerência doutrinária espírita. Através dela tomei conhecimento da interpretação que o meio espiritualista exotérico realiza sobre 2012 e as mudanças decorrentes na terra e na humanidade. Ocasionalmente percebemos certa contradição entre a visão espírita, que aborda as mudanças (que já ocorrem) de modo sóbrio, processual e de efeitos e conseqüências prioriatriamente morais e outros pontos de vista que encaram as mudanças em um período mais curto , além de seu vínculo com como alterações cosmológicas (a questão do alinhamento, possíveis mudanças no sol, campo magnético da terra e em seu eixo) e vibracionais de todo o planeta (e em seus habitantes que modificarem seu padrão de consciência). Essas informações são repassadas pelos sites ligados aos interessados na visão espiritualista, bem como em núcleos de meditação e estudo e geralmente são enriquecidas com as chamadas canalizações de mestres espirituais de hierarquias elevadas.
    Diante dessa vivência, digamos... doméstica... tenho tido amplas oportunidades para exercitar minha tolerância, convivendo e aprendendo com discursos diferentes de modo estreito. Nem sempre é fácil, mas certamente é enriquecedor.
    Preocupo-me com ela e com outros tantos irmãos diante da possibilidade de uma fascinação espiritual coletiva em torno dessa temática do 2012, (devemos sempre lembrar que todos somos passíveis de ficar fascinados, independente do caminho que abraçamos, daí o “Orai e Vigiai” de Jesus).

    ResponderExcluir
  16. Meu desafio, e talvez o de muitos que consideram a mudança dos tempos, a reforma da humanidade de modo sóbrio e moral, no trato com pontos de vista diferentes é de ir além do simples estranhamento filosófico/doutrinário (lembrando: os espíritas não são detentores exclusivos da verdade), da desconsideração da contribuição do meio espiritualista em geral, apenas pela diferença entre o jargão deles e do meio espírita. Cabe aproveitarmos o que for convergente, aprendendo com o que possa somar e nos posicionarmos com amor e tolerância diante daquilo .que for incompatível com as bases da doutrina espírita, ou a mesmo da razão e do bom senso.
    Em meio a essas tentativas, porém percebo que a temática do final/mudança do mundo pode ser mal abordada por irmãos desse e de outro plano que desavisados, ou equivocados desloquem o foco da mudança moral (caminho árduo de autoconhecimento, meditação e amor sistematizado pelo mestre Jesus) para posicionamentos alarmistas e/ou de fuga para outras esferas, seja via meditação e exercícios de respiração para mudar a vibração e garantir a passagem para outros mundos e dimensões.

    ResponderExcluir
  17. Essa temática apresenta ressonância não somente com o conteúdo de diferentes religiões e filosofias mais antigas (por exemplo, o “Juízo final”), mas também, e principalmente, encontra-se na base de várias cosmogonias e mitologias. O Hinduísmo aponta para um movimento cíclico (de milhões de anos) de criação e destruição do universo, e na Mitologia Escandinava é mencionado o Ragnarok, ou Crepúsculo dos deuses, ou fim do mundo, que antecede período de renascimento e prosperidade até o próximo Ragnarok.
    Entendo que a temática da destruição do mundo, do universo compõe um tema arquetípico, encontra-se na herança arcaica da humanidade. Ou seja: constitui-nos enquanto espécie. Porém, inúmeras cosmogonias, mitologias, religiões e filosofias apontam que a destruição possui outras facetas, tais como: a vida; a reconstrução e a continuidade que retemperam e contextualizam a destruição como RENOVAÇÃO.
    Diante desse caráter arquetípico contido na “destruição”, do apelo profundo e legítimo que sentimos em continuamente nos renovar e buscar melhorias ( inicialmente físicas, materiais e depois sociais e espirituais), devemos ter cautela com o tom catastrófico em torno de 2012 e outras possíveis futuras datas de “validade” para essa velha humanidade.
    Acredito que devemos ficar vigilantes, tomando cuidado com mecanismos de fuga, de escapismo e de fascinação. Lideranças carismáticas, inteligentes e sedutoras ainda hoje (vide a 2ª metade do século XX) influenciam comunidades inteiras conduzindo às doações monetárias irracionais e algumas, de modo extremo, até ao suicídio coletivo. Sabemos que os benefícios da meditação, a expansão de consciência e o contato com a espiritualidade são meios legítimos, podem contribuir com nossa saúde, espiritualidade e consciência, porém a reforma moral (trabalhosa e diária) é o caminho seguro, é nossa porta estreita para uma verdadeira e derradeira felicidade. Essa reforma, naturalmente não exclui essas práticas, pois quando a intuição, a meditação e a mediunidade somam-se ao bom senso, à reflexão a uma racionalidade com método, garantem a salvaguarda tanto do racionalismo dissolvente e materialista, quanto aos sabotadores internos (nossas paixões e falhas morais), bem como aos falsos profetas desse e de outro plano, tanto os que se encontram “ao vivo”, quanto aqueles que estão “on-line”.
    De um ponto de vista espírita devemos ter prudência e associar o desenvolvimento de nossa sensibilidade com uma racionalidade espiritualizada. Para tanto o programa de auto-conhecimento e melhoria interior com bases na ética de Jesus é o caminho seguro e profundo. Conhecer o que os estudiosos pesquisam acerca das mudanças climáticas, dos fenômenos naturais e cósmicos, considerar predições, mensagens espirituais faz deve estar sempre equilibrado com nosso comprometimento com esse planeta, nesse tempo, com essa humanidade e conosco. Pois temos o tempo presente, ainda estamos aqui com muitas coisas a melhorar em nós e a nossa volta.
    Um futuro melhor se dará decorrente da plenitude de nossas intenções e ações espiritualizadas nas realidades mais próximas que temos contato: o hoje, o próximo e nós. Por coerência “cósmica” como fugir dos primeiros passos para alcançar degraus mais altos? O transcendente e o espiritual devem fluir pelos nossos pés e mãos na terra para que não sejam apenas cartas de boa intenção ou programa de escapismo e preguiça avessos com objetivos de plenitude e comunhão com o criador do(s) mundo(s). Nesse mundo encontramos a bendita escola de progresso, a emanação da divindade mais próxima que temos contato.

    ResponderExcluir
  18. Maravilhoso esse blog! Trata do assunto com perfeita naturalidade...
    Sem contar, que conseguiu me acalmar em relação as coisas horríveis que ficam falando na televisão XD
    Aliás, o History Channel é muito bom, mas tem tido uma programação repetitiva que só fala de catástrofes @.@
    Tomara que toda a humanidade comece a tomar consciência de que é preciso se modificar pra melhor.
    Espero que seja verdade, que "os mansos de coração, herdarão a Terra", porque eu amo nosso planetinha! XD

    ResponderExcluir
  19. As palavras de Allan Kardec me tranquilizaram, tinha medo por minha família, pelas pessoas que amo, medo de vê-las sofrer. Mas diante de suas palavras vejo que não será uma mudança marcada por sofrimento, será uma mudança espiritual e gradativa, ninguém precisará sofrer. É confortante agora olhar para meus irmãos, minha mãe, meus animais de estimação e saber que nada de ruim acontecerá com eles.

    Parabéns pelo blog, voltarei sempre!

    ResponderExcluir
  20. Porque sera que precinto quando algo ruim vai acontecer?

    ResponderExcluir
  21. GOSTEI MUITO DO BLOG E DOS COMENTARIOS DAS PESSOAS VOCÊS ESTÃO DE PARABENS INDEPENDENTE DO QUE VAI ACONTECER COM CERTEZA TEMOS QUE BUSCAR A NOSSA REFORMA INTIMA EM PRIMEIRO LUGAR MESMO PORQUE O MUNDO NÃO ACABA NEM PARA QUEM MORRE, POIS DIRETA OU INDIRETAMENTE ESTAREMOS SEMPRE LIGADOS AO PLANETA, AQUI OU LÁ NO PLANO ESPIRITUAL ENQUNATO ESTAVA ESCREVENDO ESTE COMENTÁARIO QUANTOS IRMÃOS HAVERÃO DE JA TER FEITO A PASSAGEM PARA O MUNDO ESPIRITUAL, MEMO ASSIM O MUNDO NÃO ACABOU PARA ELES, PORTANTO INDEPENDE DE QUALQUER COISA O ORAR E VIGIAR E A FÉ EM JESUS TEM QUE ESTAR PRESENTES EM NOSSOS CORAÇÕES APROVEITEMOS CADA MINUTO DE NOSSAS VIDAS POIS NÃO SABEMOS A HORA EM QUE TEREMOS QUE FAZER A NOSSA PASSAGEM PARA A NOSSA VERDADEIRA ÁTRIA QUE É A PATRIA ESPIRITUAL.
    ABRAÇOS PARA TODOS.
    EDMILSON.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo blog. Ótima abordagemm de tudo o que vem sendo tão comentado e sentido atualmente.

    ResponderExcluir
  23. As transformações acontecerão naturalmente, basta pensar no eu hoje e verificar que não lembramos de onde viemos...podemos ter vindo do sistema de capela...mas lembramos deste fato? claro que não, pois aí está a misericórdia divina, não lembramos do que já passamos, do que já fizemos os outros sofrerem. Há justiça de Deus existe e quanto a isto temos que ter fé. Abraços a todos

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pela elucidação na mudança do planeta

    ResponderExcluir
  25. Hoje, 11-03-2011, assistinto aos noticiários na TV, fiquei convicta que a humanidade caminha para grandes mudanças que serão causadas devido a atuação do homem. O desrespeito com o nosso planeta vem sendo o grande causador dessas tragédias naturais. Fiquei pasma ao ver as imagens do terremoto e tsunami que atinge o Japão, nesse momento. A velocidade da água, que chega a 700km/h,com ondas de 10m de altura,é algo muito assustador.Creio que as grandes mudanças já começaram há muito tempo, 2012 será o ápice. Tomara que o homem tenha noção de que está causando grandes danos ao planeta e procure preservá-lo ou, caso contrário, não sobrará um ser vivo.

    ResponderExcluir
  26. A verdadeira mudança deve acontecer dentro de cada um de nós. Respeitar nossos semelhantes, a natureza e principalmente acreditar que existe um Deus bondoso que só quer o nosso bem. O fim do mundo talvez venha, quem sabe! Com tanta discordia entre os povos, com tanta ganância entre nossos governantes e empresários, o que podemos esperar.O planeta já não aguenta tanta exploração, uma hora ele vai mandar a conta.

    ResponderExcluir
  27. O importante é sempre nos lembrarmos de que Jesus é o Divino Governador deste planeta e que devemos confiar na sua direção.Acredito que realmente muitas situações catastróficas irão ocorrer durante esta transformação, mas tudo passará e então um novo panorama irá se estender por sobre o nosso orbe e a paz reinará em todos os corações.

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito, é a pura verdade do que está acontecendo e do que ainda acontecerá.
    Só peço a DEUS que dê oportunidade aos de coração bom, e que realmente seja um recomeço, de uma vida melhor, mais justa e digna para os que tem fé, e que a maldade, a ganancia, e tudo mais de ruim daqui desse plano se vá, para que a ordem e a paz aqui reine.
    Mesmo que venhamos a voltar praticamente para a idade da pedra, porque talvez não possamos mais dispor de tecnologia ou algo parecido, mais anida assim, e penso eu que principalmente por isso nossa vida será de extrema qualidade, e que a mãe natureza vai agradecer muito, pois essa excessiva busca por matérias primas e demais degradações também terão fim, juntamente com as pessoas ambiciosas e capitalistas.

    Que DEUS abençoe as pessoas de bem, que praticam bondade e que tem bom coração.

    Forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  29. Que Deus realmente tenha piedade de nós. Que as crianças que existem hoje e que estao vindo, sejam a transformação da nossa especie. Que nós consigamos educar com amor e tranquilidade estas crianças, pq tudo que elas sao, sao fruto de nossa educação. Que as pessoas consigam olhar-se com solidariedade, ter palavras de carinho com as crianças, que Deus nos dê forças pra isso. Que todos se respeitem como irmãos. Que a vida na Terra continue, com mudanças pra melhor dentro de cada ser que aqui habita. Amem!

    ResponderExcluir
  30. Leiam...
    Apocalipse explicado e muito claro ;)

    http://www.datafilehost.com/download-ac72a577.html

    ResponderExcluir
  31. É DIFICIL DIZER QUE IRA ACONTECER OU NAO O FIM DO MUNDO MAS O FIM NO MEU PONTO DE VISTA SERA DE UMA RENOVAÇAO DO VELHO PARA O NOVO UM CICLO REPLETO DE TRANSFORMAÇOES TANTO DA PARTE ESPIRITUAL QUANTO DA PARTE CLIMATICA DO PALNETA QUE CONHECEMOS ETC ...ACHO QUE TUDO EVOLUI NOS EVOLUIREMOS DE UMA CERTA FORMA E NOSSO MUNDO TAMBEM NA FORMA DELE SE EVOLUI COM ALTERAÇOES CLIMATICAS COM TERREMOTOS ETC... E JUNTOS CHEGAREMOS A UM PONTO DE EVOLUÇAO E DE REALISAÇOES TANTO ESPIRITUAL QUANTO MATERIAL...

    ResponderExcluir
  32. O mais importante de tudo e nos deixar-mos ser guiados pelo amor e pela misericordia de Deus, a sintonia com Deus tem que ser plena e absoluta, ai sim nada se teme, e mesmo que venha o fim dos tempos que em minha opiniao ja acontece gradativamente desde a criacao do mundo,com o comportamento humano erroneo, temos que ter fe e sintonia com o Espirito Santo de Deus que cura, salva e aconchega, mas temos que fazer nossa parte com bondade a amor ao nosso irmao, e ao nosso planeta que e nossa casa. Por favor a todos que tiverem oportunidade ler este artigo, vamos nos concientizar do amor de Deus e seus claros sinais. Deus e maravilhoso e tudo que realiza e muito amororso. Precisamos entao fazer nossa parte , afinal a oportunidade da Reencarnacao e para isso, entao vamos despertar . Precisamos despertar. bom dia a todos e um feliz 2012,13,14 e todos que vierem. O amor de Deus vos abencoe.

    ResponderExcluir
  33. Me desculpe mas é muito fácil acreditar que tudo ficará em paz,que uma consciência vai nascer e transformar o mundo.Acham mesmo que é isso que vai acontecer??olhem ao redor,quantas vidas ainda vão ser sacrificadas??? quando morrem pelas guerras e pela fome???? e as coisas só pioram em todo mundo.Pra esse mundo se tornar um mundo de paz, renovado,regenerado as pessoas terão que se deparar com seus piores medos e em uma situação de muito desespero,pra se tornar consciente de que não somos os donos da Terra,e nem do universo.Como filhos de Deus ainda temos que levar muitos puxões de orelha pra entender que quem governa e tudo pode é nosso Pai Celestial. "O homem perdeu a tempos a sua essência como filho de Deus, esqueceu se de sua humildade, se acham agora tal como Deus por causa da sua ciência."

    ResponderExcluir
  34. DEUS CRIOU SEUS FILHOS,FORTES E FRACOS TODOS PARA EVOLUIREM RESTA CADA UM DE NOS FAZERMOS A NOSSA PARTE A CAMINHO DO AMOR DA PAZ PARA UM MUNDO MELHOR

    ResponderExcluir
  35. ESTAMOS EM 2012!! TODOS OS DIAS LEVANTAMOS E NOS DEPARAMOS COM OS ENSINAMENTOS DA VIDA, TOLERÂNCIA, HUMILDADE, SOLIDARIEDADE, TUDO AQUILO QUE PODE NOS TRAZER A TÃO FALADA PAZ QUE DESEJAMOS NA PASSAGEM DE FINAL DE ANO A TODOS, A PAZ SOMENTE PODE SER CONQUISTADA QUANDO NOS SENTIRMOS EM PAZ, ISSO NÃO É FÁCIL E EM NOSSA VIBRAÇAO TERRENA DIRIA QUASE IMPOSSÍVEL, VAMOS TRABALHAR E PROCURAR FAZER O MELHOR HOJE, MUITOS DE NÓS NÃO SOMOS CAPAZES DE ANTEVER O FUTURO MÁS PODEMOS SENTI-LO DE ACORDO COM NOSSOS PENSAMENTOS, SE NÃO PODEMOS ENTENDER PERFEITAMENTE O QUE AS PROFÉCIAS DE 2012 REPRESENTAM, COM CERTEZA PODEMOS ENTENDER QUE A NOSSA MELHORA DEPENDE DE NOSSOS PENSAMENTOS E ATITUDES. FELIZ 2012 A TODOS E VAMOS MELHORANDO UM CADINHO TODO DIA. FRATERNAL ABRAÇO EURIPEDES SILVA.

    ResponderExcluir
  36. Maria das Graças do N. Braga17 de janeiro de 2012 às 14:23

    FICO FELIZ E GRATA COM ESSE BLOG! SEJAM BEM-VINDOS AGRACIADOS ESPÍRITOS DE LUZ! AMEMOS TODOS COM MUITA CALMA, SEM PERDER DE VISTA NENHUM SEGUNDO! DEUS EXISTE E O BEM JÁ VENCEU!
    OBRIGADA! OBRIGADA! OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  37. Eu acredito...que todo aquele que acredita (la no seu íntimo)com isso se preocupa, tem tentado melhorar seu moral ao mesmo tempo que sente dentro de si que a hora se aproxima, tem sido preparado no mundo espiritual. Pois quem tem olhos que veja, quem tem ouvidos que ouça. Do mesmo modo que aquele que não cre nestes sinas, e esta preso ao fanatismo ou a matéria, não pode sentir o que está por vir.

    ResponderExcluir
  38. o propio JESUS ja disse so o PAI sabe,portanto so nos resta confiar orar e vigiar constantemente.Por amor e respeito eu creio que tudo que o PAI criou não acaba pois ELE é AMOR.Eu aprecio a doutrina kardecista,e respeito muito os espiritos de luz.Quanto a 2012 por que ter medo,o que for acontecer de qualquer forma acontecerá,isso ninguem impedirá não adianta fugir mesmo porque,para onde iria?

    ResponderExcluir
  39. Muita gente gosta de citar o que um ou outro disse, sem nem mesmo ter a certeza de que isso realmente é verdade. Os comentários estão enxarcados de teorias tão longe do empirismo quanto a mitologia grega. Desta forma, podemos denotar todo e qualquer argumento aqui presente como uma singela "opinião própria", e não mais que isso. Se, de acordo com alguns, nem mesmo Jesus pode determinar o desenrolar dos fatos, quem somos nós para dizer o que pode ou não acontecer?

    O grande fato, neste turbilhão de profecias, é que precisamos continuar evoluindo, independente de qualquer mudança global, de qualquer cataclismo ou alinhamento planetário, e evoluir é algo muito maior que os zilhões de teorias apocalípticas.

    Ame, perdoe e entenda. Independente de sua crença.

    ResponderExcluir
  40. o fin sera en 20504 nao pasa de 20505 asin dis meupai ele estuda a bibilha a 17 anos e ten73 anos eu soube por uma profesia de chico chavier kue sera en 2020 na minha opiniao sera con a vinda de uma rasa estraterrestre ao noso mundo modificando noso modo capitalista e agresivo de ser eis o medo dos nosos politicos de revelalos a nos pois terian kue entregar o poder a seres mais evoluidos e seren como nos meros mortais e iso eles nao kueren de forma alguma teriamos kue mudar sermos vegetarianos usarmos bisicletas recondisionar nosos corpos para o amor uns con os outros repartirmos todas as rikesas ke temos uns con os outros e eu falei so a ponta do aisibergue e iso ja detona os estados unidos sendo eles capitalistas puros acho kue iso realmente seria o fin para eles mas un novo comeso para ken nada ten

    ResponderExcluir
  41. ola muitas pesoas ten medo do fin o fin nao ocorrera en 2012 sera sin o fin para os violentos os ke esploran seus prosimos os ke matan violan os direitos sivis das pesoas dos ke rouban dos ke se consideran poderosos e nenhuma lei os tocan sin ese sera o fin dese mundo ken ten medo e eses e keren inventar moda metendo medo nas pesoas porke ten medo sei ke varias nasoes serao isoladas pelo grande poder estelar ke vira eles keren conbater iso con a grade orden mundial organisada por rokifeler e os eua dai sin avera a gerra o povo da luz eo povo da guerra e das trevas eles vao kerer os recursos dos paises ke estao con as iteligensias estraterrestres ameasarao con bonbas nucleares deus intervira eos destruira as armas nao esestirao mais e avera pais na terra de jobel t r i e34

    ResponderExcluir
  42. A obra de Deus e tão perfeita que quando observo a natureza e tudo que nela existe e vejo toda a maldade que os seres humanos são capazes, fico até anciosa que toda esta revoluçao e evolução aconteça rapidamente.Doi-me o espirito ver tanta coisa que causa dor a todos os seres vivos, seja ele na terra, no ar ou no mar. Oro a Deus que a transformaçao da Terra seja para breve, para que todas as pessoas possam ter um horizonte mais feliz e equilibrado.Somos todos feitos do mesmo material da estrelas, das baleias, do pardal,das margaridas, porque destruir aquilo que faz parte de nós

    ResponderExcluir