terça-feira, 24 de novembro de 2009

Eutanásia: por que não?

Homem esteve consciente nos 23 anos de "coma"
24/11/2009 - 13:11

Médico belga descobriu que Rom Houben entendia o que acontecia ao seu redor desde o acidente de trânsito nos anos 1980
 


Os médicos pensavam que era um estado vegetativo, mas estavam enganados. A mãe de homem doente diz que seu filho estava plenamente consciente durante os 23 anos que os médicos permaneceram com o diagnóstico errado. Ele não podia responder porque estava paralisado.
 
Rom Houben, 46, teve um acidente de carro na década de 1980 e os médicos pensavam que ele havia afundado em um coma. Sua família continuou a acreditar: o filho estava consciente. Por isso, procuraram outro médico.
 
O professor Steven Laureys, do Grupo Científico Belga sobre o Coma, percebeu que o diagnóstico estava errado e ensinou Houben como se comunicar através de um teclado especial, disse o Dr. Audrey Vanhaudenhuyse, que está na equipe de Laureys.
 
Rom utilizou um dispositivo controlado pelo dedão do pé - único movimento que possui - para dizer a um repórter da revista alemã "Der Spiegel": "Eu gritei, mas não havia nada para ouvir."
 
Coma é um estado de inconsciência em que os olhos estão fechados e o paciente não pode ser despertado, como se estivesse simplesmente dormindo. O estado vegetativo é uma condição na qual os olhos estão abertos e podem mover-se, e o paciente tem períodos de sono e períodos de vigília, mas permanece inconsciente e inconsciente de si mesmo ou dos outros. O paciente não pode pensar, raciocinar, reagir, fazer alguma coisa de propósito, mastigar ou engolir.
 
Mas os pais de Rom não aceitavam nem o coma e nem o estado vegetativo como resposta.
 
Sua mãe, Fina Houben, disse em uma entrevista por telefone que levaram Rom cinco vezes aos Estados Unidos para testes. Anos depois, ela entrou em contato com Laureys, que descobriu que o filho estava consciente. A família e os médicos começaram então a tentar estabelecer uma forma de comunicação.
 
O caso veio à tona após Laureys publicar um estudo na revista "BMC Neurology" deste ano. O trabalho mostra que cerca de quatro em cada dez pacientes com transtornos de consciência são erroneamente diagnosticados como estado vegetativo. Houben, embora não especificamente mencionado, fazia parte do estudo.
 
Agora, com a ajuda de uma tela de computador sensível ao toque e uma cadeira de rodas com controle remoto, Houben está escrevendo um livro sobre suas experiências.
 
Fonte: Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário