terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Palavras de Príncipe

"Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como criança, de maneira nenhuma entrará nele."
Jesus (Marcos, 10:15)

"Jesus, pois, cansado da viagem, sentou-se assim junto do poço; era cerca da hora sexta. Veio uma mulher de Samária tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. (...) Todo o que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna."
Jesus (João, 4: 5-14)

"Ora, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude. Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada."
Jesus (Lucas, 10:38-42)

"Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos." Jesus (Mateus, 11:25)


Aquele, parecia um poço de aldeia - Mas não havia ali aldeia alguma, e eu julgava sonhar.
 
- É estranho, disse eu ao principezinho, tudo está preparado: a roldana, o balde e a corda. (...)
 
Lentamente, icei o balde até em cima, e o instalei com cuidado na borda do poço. Nos meus ouvidos permanecia ainda o canto da roldana, e na água, que ainda brilhava,via tremer o sol.
 
- Tenho sede dessa água, disse o principezinho. Dá-me de beber...
 
E eu compreendi o que ele havia buscado!
 
Levantei-lhe o balde até a boca. Ele bebeu, de olhos fechados. Era doce como uma festa. Essa água era muito mais que um alimento. Nascera da caminhada sob as estrelas, do canto da roldana, do esforço do meu braço. Era boa para o coração, como um presente. Quando eu era pequeno, todo o esplendor do presente de Natal estava também na luz da árvore, na música da missa de meia-noite, na doçura dos risos...
 
- Os homens do teu planeta, disse o principezinho, cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim ... e não encontram o que procuram ...
 
- Não encontram, respondi...
 
- E no entanto o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa, ou num pouquinho d'água ...
 
- É verdade. E o principezinho acrescentou:
 
- Mas os olhos são cegos. É preciso buscar com o coração ...
 
Antoine de Saint-Exupéry
O Pequeno Príncipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário