quinta-feira, 29 de abril de 2010

PARALISIA CEREBRAL NO SÉCULO 21

"Oi Carla e Ramon, É uma coisa triste pessoas de religiões ditas "cristãs" não conviver de maneira tolerante com os outros diferentes credos. A frase (...) resume tudo: 'vamos aprender com as nossas diferenças ou nossas diferenças nos destruirão'."


Pois é, Meg!

Bom episódio pra refletir sobre um outro tipo de paralisia cerebral: o fanatismo.
Enquanto o demônio está muito ocupado com os centros espíritas, os dízimos milionários escoam dos bolsos dos atletas para os cofres das igrejas.

Mas felizmente, após pisarem feio na bola, souberam virar o jogo contra o preconceito, salvando a partida (ver último artigo).

Deus aguarda por todos nós, e teremos muitas chances, quantas forem necessárias, para nos curarmos de nossa ignorância.

Que Ele nos abençoe a todos!

Ramon de Andrade
Palmares-PE



Amar ao próximo como a si mesmo

Será que eles leram a Bíblia direitinho?



Aconteceu um incidente grave em São Paulo, que contraria tudo aquilo que se fala sobre o lado bom e generoso do povo brasileiro.

O incidente abaixo foi primeiramente noticiado pelo jornal Folha de SP ontem e depois pelos demais em todo o país.

O Lar Mensageiros da Luz é um abrigo de crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos, com deficiência, especificamente paralisia cerebral. Atualmente atendem 38 pessoas da Baixada Santista, SP

E de onde vêm esses deficientes? São deficientes em risco pessoal e social encaminhados pelo Poder Judiciário, Conselho Tutelar, Poder Executivo Municipal ou espontaneamente.

O INACREDITÁVEL

Como tudo começou.

Foi programada na Semana Santa uma visita de jogadores do Santos F.C. ao Lar Mensageiros da Luz, que dá assistência à paralisia cerebral. Seriam entregues ovos de Páscoa.

Quando o ônibus parou á porta da instituição, alguns jogadores como Neymar, Robinho, Fábio Costa, Durval, Léo, Marquinhos e Brum se recusaram a descer.

Ganso chegou com seu próprio carro e, antes de entrar no local, foi chamado pelos colegas que estavam no ônibus (eles gritaram e bateram nas janelas). Ganso entrou no ônibus e não saiu mais.

A razão? Souberam que a instituição tinha sido fundada por espíritas.

O presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro foi até o ônibus e conversou com os atletas. "Falei para os jogadores que o Santos tem que provar que não é apenas um time de futebol"

O técnico Dorival Júnior, visivelmente constrangido, disse que deixara claro que era uma atividade paralela às atividades do clube e que não era obrigatória a presença de todos. "Era pra ser algo fraterno, buscando uma troca com aquelas crianças que têm muito mais para nos ensinar do que temos para lhes oferecer" - disse o técnico santista.

Dentro da instituição, os jogadores que participaram da doação dos 600 ovos, entre eles Felipe, Edu Dracena, Arouca, Pará e Wesley, conversaram e brincaram com as crianças.

Em entrevista à TV Bandeirantes, Robinho e Neymar disseram que sua religião (evangélica) precisa ser respeitada. Por isso não desceram do ônibus para visitar os deficientes que os esperavam.

"Só ficamos sabendo quando chegamos ao local que se tratava de um ambiente espírita" – disse Robinho

Evangélico, Neymar disse o seguinte: "Fiquei sabendo dos rituais religiosos (sic) realizados no local somente quando cheguei lá. Tomei essa atitude, pois tinha receio de não me sentir bem".

E DEPOIS?

Essa notícia me foi trazida pelo meu filho e companheiro de jornada, Átila Nunes Neto, que como eu, estava chocado

Meu filho é um homem de 36 anos e foi criado num lar espiritualista, mas sempre alertado para que jamais sua fé passasse por cima dos princípios básicos da fraternidade.

Chico Xavier dizia que se Allan Kardec tivesse dito que "Fora do Espiritismo não há salvação", ele não teria seguido os passos da Doutrina Espírita.

Mas, Kardec disse que "Fora da caridade não há salvação". E a gente aprende que na caridade não há excessos e que deve ser a felicidade dos que dão e dos que recebem.

O preconceito no caso de alguns jogadores do Santos superou a caridade. É uma pena. Eles teriam invadido de alegria os corações daquelas crianças com paralisia cerebral.

Mas, o preconceito é uma opinião não submetida à razão.

Pior mesmo, é quando o preconceito religioso surge de quem pensa com os pés.

ÁTILA NUNES



Ação beneficente vira estopim de crise no Santos

Recusa de jogadores em presentear deficientes pode ter por trás mais do que motivos religiosos: há problemas no clube


03 de abril de 2010

Sanches Filho - O Estadao de S.Paulo

Uma má sucedida ação beneficente pode ter sido a gota d"água para que aflorassem no Santos problemas que estão se arrastando, mas vêm sendo encobertos pelo brilhante desempenho do time. A recusa de vários jogadores, entre eles Robinho, Neymar e Paulo Henrique Ganso, em entrar na instituição de caridade Lar Espírita Mensageiros da Luz, anteontem, para entregar ovos de Páscoa a pessoas com deficiência, teria sido uma forma de mostrar insatisfação.

Os problemas, entre outros, seriam o atraso do pagamento dos direitos de imagem dos atletas ? só Robinho estaria recebendo em dia ? e o fato de o técnico Dorival Júnior não ter atendido ao pedido de não punir o atacante Madson, que chegou atrasado no treino da manhã de quinta-feira. O presidente do clube, Luís Álvaro de Oliveira Neto, e o treinador negam o atraso nos pagamentos.

A turbulência por que passa o líder do Paulista começou na tarde de quinta-feira. Com exceção de Madson e de Roberto Blum, os jogadores foram representar o Santos na entrega de 640 ovos de Páscoa à entidade beneficente, que cuida de 34 pacientes, entre crianças, adolescentes e adultos, vítimas de paralisia cerebral. Mas os principais jogadores se recusaram a entrar na instituição e sequer desembarcaram do ônibus do clube, no qual permaneceram por duas horas. A informação foi que a decisão teria sido por motivos religiosos.

Diante da repercussão negativa, Neymar e Paulo Henrique foram ontem à TV Bandeirantes, para pedir desculpas. "Conversei com o meu pai, e percebi como foi ruim a nossa postura. Por isso, temos que pedir desculpas"", afirmou Neymar, alegando que teve receio de entrar na casa espírita e não se sentir bem diante de algum ritual. "Mas há outro motivo e isso não pode ser dito aqui e tem de ficar fechado no grupo.""

Ao participar do programa por telefone, Robinho afirmou que Neymar tinha falado demais e procurou se justificar. "Só ao chegar soubemos que se tratava de um ambiente espírita. Cada jogador tomou a atitude que achou conveniente, e acho que a religião de cada um precisa ser respeitada. Ninguém orientou a gente para que tomássemos essa atitude. Ela foi movida pela religiosidade de cada um. Isso não tem de virar polêmica."

"Essa situação não agrada a ninguém"", repetiu ontem Dorival Júnior. "Mas temos de respeitar a posição dos jogadores." A atitude fere cartilha de conduta do clube, que proíbe manifestações religiosas.

Onze jogadores entraram no Lar Mensageiros da Luz e deram atenção aos doentes. Dos titulares, apenas Felipe, Edu Dracena, Pará, Arouca e Wesley. Os outros foram Wladimir (goleiro reserva), Zé Eduardo, Maikon Leite, Breitner,

Zezinho e Gil.

Fonte:
Estadao



Presidente do Santos: 'Amor ao próximo não tem a ver com religião'


Publicada em 04/04/2010 às 18h56m

RIO - Pela primeira vez depois do episódio no Lar Espírita Mensageiros da Luz, o presidente do Santos, Luis Álvaro Ribeiro, falou sobre o assunto. Em entrevista à Rádio Bandeirantes, ele lamentou a atitude de parte dos jogadores do Peixe, que decidiram não entrar no local para participar da doação de ovos de Páscoa, mas entende os atletas.

- Respeito a decisão de cada um. Não tem nenhuma cláusula no contrato paraque eles sejam caridosos. Lamento, mas entendo. Já tive 18 anos e, nessa idade, a gente é radical e fundamentalista nas decisões. Quando vivemos mais, aprendemos a relativizar as coisas. Ajudar ao próximo é obrigação de quem tem coração e alma. Caridade está acima de tudo, porque ajudar ao próximo é também ajudar a Deus. Amor ao próximo não tem nada a ver com religião. Caridade é uma atitude universal. Não tem nada a ver com credo religioso - comentou.

De acordo com Ribeiro, alguns atletas não quiseram entrar no local por motivo religioso e outros por terem sido alertados sobre as "cenas chocantes" que encontrariam no Lar. Mesmo lamentando a atitude de parte dos atletas, o presidente do Peixe fez questão de elogiar as iniciativas de Neymar e Paulo Henrique, que pediram desculpas após o ocorrido.

- O erro merece perdão e o perdão merece aplausos. Todo mundo erra. Um ser humano de 20 ou 21 anos comete atos que, pensando melhor, depois voltam atrás. Conheço bastante os dois e vejo que são meninos de caráter. Se fossem meus filhos, eu teria muito orgulho. Eles admitiram o erro e pediram perdão.Isso é uma grandeza de caráter - defendeu.

Por fim, o presidente disse que, tanto ele, como alguns jogadores arrependidos, vão voltar ao Lar Espírita Mensageiros da Luz, mas sem a presença da imprensa.

Fonte:
OGlobo



Após polêmica, Robinho, Neymar, Ganso e Brum visitam entidade
12/04/2010 - 16:12

A polêmica envolvendo o grupo de jogadores do Santos que se recusou a entrar no Lar Mensageiros da Luz, instituição que cuida de crianças, adolescentes e adultos, portadores de paralisia cerebral e outras deficiências, no dia 1 de abril, teve mais um capítulo nesta segunda-feira.

Mas, ao contrário do que aconteceu naquela oportunidade, quando apenas 11 jogadores visitaram a entidade, alguns dos atletas que não estiveram presentes à ação, que consistia na entrega de 600 ovos de Páscoa, casos de Robinho, Neymar, Paulo Henrique e Roberto Brum, conheceram a casa.

Esses jogadores, que foram os mais criticados pelo episódio, que gerou críticas, principalmente, dos próprios torcedores do clube, resolveram não anunciar a visita que, por um pedido anterior da própria instituição de caridade, não teve a cobertura da imprensa.

O primeiro a chegar à entidade foi Robinho, logo após o treino da manhã desta segunda, no CT Rei Pelé. Em seguida, Neymar e Ganso estiveram por lá, fazendo a alegria, em especial, das crianças. Por fim, Brum, que levou a sua família (filhos e esposa) preparou uma surpresa para os 34 internos do local, ao presentear cada um com uma réplica em miniatura da Baleinha (mascote alvinegro).

Fora isso, outras ações estão previstas para ajudar o Lar Mensageiros da Luz. O 'Rei das Pedaladas' irá doar a camisa de seu 200 jogo pelo Santos, na vitória sobre o São Caetano, por 3 a 1, no Anacleto Campanella, no dia 4 de abril, para a casa. A quantia adquirida será toda revertida para a instituição.

Além do que, no final da semana passada, o presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro já havia dito que o elenco tinha se comprometido a doar os uniformes da partida contra o São Paulo, a primeira das semifinais do Campeonato Paulista, para um leilão, que terá a sua verba revertida para a entidade.
Fonte: Abril

Um comentário:

  1. e pensar que eles recebera de graça o dom do futebol e ganham tanto , para serem preconceituosos... sem palavras

    ResponderExcluir