domingo, 28 de março de 2010

Esclarecimento

"Ramon, Infelizmente não há religião perfeita. Até porque ele é feita por homens. Enfim, que cada qual tratem de seu cada qual e tratem de melhorar." Magda.
 

 
Oi, Meg!
 
É verdade. Não existe nenhum agrupamento humano livre de erro. Nem mesmo com poucos erros :-)
 
Depois de enviar a mensagem, pensei que muitos católicos da minha lista poderiam não gostar do tom crítico do texto. Se foi seu caso, peço desculpas.
 
Tudo que é muito grande acaba pertencendo a todos. É o caso da Igreja católica. Quase todos nós somos ou já fomos católicos um dia e por isso acabamos nos sentindo muito à vontade para falar sobre ela. E às vezes, exageramos no tempero, como eu fiz.
 
Sem dúvida, a Igreja presta um grande serviço à sociedade, através das pastorais e das comunidades eclesiais de base. Às vezes, em cidades muito pobres e distantes, não existe quase nenhum serviço público, mas sempre existe uma igreja. Em Brasília, a luta contra a legalização do aborto, por exemplo, não teria chances reais sem a pressão política da Igreja. Isso tudo é inegável.
 
Por isso, acho que o mundo precisa sim da Igreja, mas ela tem de acompanhar o mundo em alguns aspectos, justamente para não se tornar obsoleta e desnecessária. E esse problema da pedofilia, pelas dimensões que assumiu, não é mais uma questão a ser tratada caso a caso, padre a padre, "cada qual", mas sim por toda a Igreja; ou melhor, por serem as vítimas menores de idade, por toda a sociedade.
 
Justamente por ser uma religião feita por homens, como todas as outras, é que a Igreja católica precisa reconhecer a natureza humana de seus sacerdotes e reconhecer-lhes o direito ao matrimônio, estancando esta hemorragia afetiva, para que eles possam ser de fato os líderes espirituais de que as comunicades precisam, como o Parde Reginaldo Veloso (casado e com filhos) é para o Morro da Conceição. Falo a favor dos padres e não contra a Igreja.
 
Ainda assim, preço desculpas se isso não ficou claro na mensagem e de alguma forma feriu o carinho que você sente por ela.
 
Aquele abraço!
 
Ramon de Andrade
Palmares-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário