domingo, 22 de outubro de 2017

Vaidade Estratosférica

"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma."
Eclesiastes 9:10

"E  outro  de  seus  discípulos  lhe  disse: Senhor,  permite-me  ir  primeiro  sepultar  meu pai.  Jesus,  porém,  respondeu-lhe:  Segue-me,  e deixa  os  mortos  sepultar  os  seus  próprios mortos."
Mateus, 8:21-22

COMEMORAÇÃO  DOS  MORTOS. FUNERAIS.

A alma que volta à vida espiritual é sensível às honras que tributam aos seus despojos mortais?

Quando o Espírito já chegou a um certo grau de perfeição, não tem mais vaidade terrestre e compreende a futilidade de todas as coisas. Sabei, porém, que freqüentemente há Espíritos que, no primeiro momento da morte, gozam de grande satisfação com as honras que lhes tributam, ou se desgostam com o abandono a que lançam o seu envoltório, pois conservam ainda alguns preconceitos deste mundo.

IGUALDADE  PERANTE  O  TÚMULO

Donde nasce o desejo que o homem sente de perpetuar sua memória por meio de monumentos fúnebres?

Último ato de orgulho.

Mas a suntuosidade dos monumentos fúnebres não é  antes devida, as mais das vezes, aos parentes do defunto, que lhe querem honrar a memória, do que ao próprio defunto?

Orgulho dos parentes, desejosos de se glorificarem a si mesmos. Oh! sim, nem sempre é pelo morto que se fazem todas essas demonstrações. Elas são feitas por amor-próprio e para o mundo, bem como por ostentação de riqueza. Supões, porventura, que a lembrança de um ser querido dure menos no  coração do pobre, que não lhe pode colocar sobre o túmulo senão uma singela flor? Supões que o mármore salva do esquecimento aquele que na Terra foi inútil?

Reprovais então, de modo absoluto, a pompa dos funerais?

"Não; quando se tenha em vista honrar a memória de um homem de bem, é justo e de bom exemplo."

O túmulo é o ponto de reunião de todos os homens. Aí terminam inelutavelmente todas as distinções humanas. Em vão tenta o rico perpetuar a sua memória, mandando erigir faustosos monumentos. O tempo os destruirá, como lhe consumirá o corpo. Assim o quer a Natureza. Menos perecível do que o seu túmulo será a lembrança de suas ações boas e más. A pompa dos funerais não o limpará das suas torpezas, nem o fará subir um degrau que seja na hierarquia espiritual.

O Livro dos Espíritos
Questões 326, 823 e 824
Paris, 1857
_______________________________________

Companhia promete espalhar cinzas de entes queridos no espaço

Leticia Fuentes
12/10/2017

As cinzas não serão lançadas exatamente no espaço, pois ainda estariam dentro da atmosfera terrestre — mas estariam em uma região de fronteira

Que tal ter suas cinzas ou de seus entes queridos espalhadas no espaço? Agora isso pode ser possível. Por apenas 795 libras esterlinas (3.339 reais), a companhia britânica Ascension promete realizar um funeral espacial memorável. Na verdade, a proposta não é exatamente levar as cinzas ao espaço propriamente dito – os restos seriam colocados em um balão estratosférico e espalhados a uma altitude pouco maior do que 30 quilômetros, ou seja, ainda dentro da atmosfera terrestre. Mas o objetivo prometido pela empresa, de oferecer um último presente para celebrar a vida do homenageado, ainda é mantido.

"Neste lugar de paz e serenidade", descreve a companhia em seu site, "as cinzas são espalhadas e levadas a uma jornada final ao redor do mundo nos ventos da estratosfera". Espalhar as cinzas no limite entre a atmosfera e o espaço, e não um pouco mais para cima, pode parecer propaganda enganosa, mas é a escolha mais sensata. Se as partículas das cinzas fossem lançadas além da estratosfera, poderiam danificar os satélites que estão na órbita da Terra. Além disso, por estarem ainda dentro da atmosfera terrestre, os restos devem retornar à superfície do planeta, podendo precipitar na forma de chuva, flocos de neve, ou simplesmente cair na forma de partículas.

A empresa diz que a urna em que as cinzas serão levadas ao espaço também deve retornar à Terra, trazendo uma parte dos restos para que os familiares guardem de recordação. Interessados também podem obter um vídeo da cerimônia.

https://www.msn.com/pt-br/noticias/ciencia-e-tecnologia/companhia-promete-espalhar-cinzas-de-entes-queridos-no-espaço/ar-AAtjj66?ocid=NL_PTBR_A2_OM2-PID88008

Nenhum comentário:

Postar um comentário