sábado, 26 de junho de 2010

Finalmente NOTÍCIAS!!!

Prezados, bom dia!!!
 
Após um longo e tenebroso inverno estou enviando esta mensagem porque apenas hoje reativaram a internet no bairro onde moro e em outros 3, no resto da cidade continua sem energia; e toda a cidade continua sem água.
 
Acredito que todos saibam que moro em PALMARES - PE e que tenham acompanhado pelos noticiários a enchente que tivemos nesta última sexta-feira.
 
Resumindo tudo: estamos bem eu e a família; não fomos atingidos pela cheia, apenas pelas suas consequencias - falta de energia, água e alimentos.
 
Nos integramos (Eu e a Esposa) a um comitê ecumênico (www.soscheiaspe.blogspot.com) e estamos trabalhando desde o domingo passado em prol dos desabrigados.
 
Temos distribuido água, cestas básicas, sanduiches, roupas, refeições prontas e coisas assim diariamente, das 07:30 horas as 18:00 horas com o auxílio de inúmeros voluntários e das irmãs do Colégio Nossa Senhora de Lourdes (guerreiras) que também fazem parte do comitê ecumênico de Palmares.
 
Temos recebido doações diversas de inúmeras pessoas (fica aqui o meu especial agradecimento para a colaboração do pessoal da RFB Caruaru e para a compreensão de Tânia - minha Chefe); estas doações chegam de diversas cidades e temos encaminhado as cargas para as partes afetadas da cidade e de outras cidades da região.
 
Comentava hoje pela manhã que não sabia nem que dia era, porque todos os dias desde domingo(dia que cheguei aqui em palmares após ficar ilhado fora da cidade) tem sido iguais:  Acordamos, descemos, carregamos, entregamos (diversas vezes por dia) e retornamos para casa após as 18:00hs, porque a cidade a noite fica escura e perigosa.
 
Quero agradecer a preocupação de todos (estamos de volta ricardo!!!) e a colaboração também! e gostaria de solicitar que não esfrie este empenho em auxiliar a população não somente de Palmares, mas de outras cidades desta região. Precisamos muito disso - espalhem esta idéia.
 
Seguem em anexo algumas fotos da situação pós cheia e de algumas entregas para vocês conhecerem; desculpem a qualidade mas a câmera do meu celular é fraquinha. :-)
 
Fiquem em paz e até a próxima.

--
          João Batista Sobrinho
     -----------------------------------------
         www.bomespirito.com
      www.radiobomespirito.com
www.biblioteca.radiobomespirito.com

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Críticas

O  ESPÍRITA  NA  MULTIDÃO
Emmanuel

O espírita cristão, porque busca realmente compreender Jesus e raciocinar no Evangelho, é alguém sob regime de fiscalização permanente. Daí procedem as múltiplas contradições nas críticas que recebe.

Habitualmente, se é generoso, a multidão em torno dirá dele: "é perdulário". Se economiza: "é avarento". Se mantém a disciplina: "é ditador." Se não observa condições e horário: "é irresponsável". Se diligencia renovar as normas conhecidas: "é revolucionário". Se conserva os padrões de hábito: "é inerte". Se usa franqueza: "é descaridoso". Se contemporiza: "é hipócrita". Se brinca: "é irreverente". Se chora: "é obsesso". Se comunicativo: "é estouvado". Se discreto: "é orgulhoso". Se estuda intensivamente: "é afetado". Se estuda menos: "é ignorante". Se colabora com afinco na assistência social: "é santarrão". Se coopera menos na beneficência de ordem material: "é preguiçoso". Se revela ardente fervor nas convicções: "é fanático". Se analisa, como é necessário, as instruções em andamento: "é um céptico". Se trabalha com grande número de pessoas: "é demagogo". Se trabalha em ambiente restrito: "é insociável".

Efetivamente, a multidão é nossa família e nada justificaria qualquer propósito de nos distanciarmos dela, a pretexto de superioridade individual. Somos claramente chamados a servi-la. Com ela e por ela, é que também nos despojaremos das imperfeições que nos marcam a vida. Ainda assim, conquanto amando-a e abençoando-a, não nos seria lícito esquecer que ela própria, um dia preferiu Barrabás a Jesus, em lamentável engano. Atentos a isso, onde estiveres e como estiveres, coloca-te acima das opiniões humanas, e serve a Jesus servindo à multidão, ofertando à seara do bem o que fores e o que tiveres de melhor.                          

(Do livro "Paz e Renovação", Espíritos Diversos por Francisco Cândido Xavier)

quinta-feira, 3 de junho de 2010

PIB x IDH

VALORES
Investir em educação é sinônimo de desenvolvimento

Os brasileiros estão entre os 10 povos mais ricos do mundo, mas essa posição cai para 75ª no IDH, que avalia a riqueza, educação e longevidade
 
Por Isabelle Figueirôa
 
Países que estão no topo da educação mundial também são destaques no desenvolvimento humano, de riqueza e de compartilhamente desses bens. É o caso da Finlândia, que ocupa 34ª posição no PIB (Produto Interno Bruto) global e o 12º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) - que avalia a riqueza, educação e longevidade. Quando essa riqueza é dividida entre a população, o país sobe para a 11ª colocação no ranking mundial. A realidade do Brasil, porém, é bem diferente do país europeu. Os brasileiros estão entre os dez povos mais ricos do mundo segundo o Fundo Monetário Internacional baseado no PIB 2009, mas essa posição cai para 70ª quando a riqueza é compartilhada entre os habitantes (PIB Per Capta) e, no IDH, o País ocupa somente o 75º lugar. (Ler mais...)
 

 
Essa relação PIB x IDH (riqueza x educação) já era compreendida há muito tempo por alguns pensadores, entre eles um conhecido nosso, há 150 anos:
 
"Há um elemento, que se não costuma fazer pesar na balança e sem o qual a ciência econômica não passa de simples teoria. Esse elemento é a educação, não a educação intelectual, mas a educação moral. Não nos referimos, porém, à educação moral pelos livros e sim à que consiste na arte de formar os caracteres, à que incute hábitos, porquanto a educação é o conjunto dos hábitos adquiridos. Considerando-se a aluvião de indivíduos que todos os dias são lançados na torrente da população, sem princípios, sem freio e entregues a seus próprios instintos, serão de espantar as conseqüências desastrosas que daí decorrem? Quando essa arte for conhecida, compreendida e praticada, o homem terá no mundo hábitos de ordem e de previdência para consigo mesmo e para com os seus,  de respeito a tudo o que é respeitável, hábitos que lhe permitirão atravessar menos penosamente os maus dias inevitáveis. A desordem e a imprevidência são duas chagas que só uma educação bem entendida pode curar. Esse o ponto de partida, o elemento real do bem-estar, o penhor da segurança de todos." Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, Comentário à questão 685-a.
 
Ou seja, precisamos parar de colocar nomes novos em problemas antigos e encarar de frente este desafio mundial.
 
Ramon de Andrade
Palmares-PE

terça-feira, 1 de junho de 2010

Meia Verdade

É uma pena que o médico abaixo tenha se limitado a usar uma máquina de eltroencefalograma, sem consultar os trabalhos de seus colegas pesquisadores Raymond Moody Jr e Elisabeth Kübler-Ross, que relatam casos em que pacientes descrevem detalhes de tudo o que se passava no quarto enquanto estavam inconsientes. Inclusive um que, logo ao despertar, informou ao cirurgião a localização exata de um instrumento cirúrgico que havia caído da bandeja durante a operação, sem que ninguém da equipe tivesse percebido. Detalhes cruciais como este, jamais captados por aparelhos, são tendenciosamente ignorados quando a intenção é apenas NEGAR.
 
Ramon de Andrade
Palmares-PE


 
Ciência
Médico explica experiência de quase-morte
 
Paula Rothman, de INFO Online
Segunda-feira, 31 de maio de 2010 - 10h46
 
Médico acredita ter encontrado a explicação para os relatos de pessoas que passaram por experiências de quase-morte.
 
Dr Lakhmir Chawla, da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, notou a existência de um aumento na atividade cerebral dos pacientes pouco antes deles falecerem – o que é causado pela liberação de energia do cérebro quando ele fica sem oxigênio.
 
Isso explicaria, por exemplo, porque algumas pessoas que acordam após momentos de aparente morte descrevem luzes, sensações e visões.
 
Em um trabalho publicado no Journal of Palliative Medicine, o médico defende que essas sensações têm uma explicação biológica ao invés de mística ou metafísica.
 
Em um estudo conduzido no hospital da universidade, Dr Chawla e sua equipe usaram um eletroencefalograma para monitorar pacientes. O objetivo inicial da pesquisa era observar se os pacientes que sofriam de doenças terminais, como câncer, ou problemas crônicos, por exemplo, no coração, estavam suficientemente sedados para não sentirem dor.
 
No entanto, o aparelho constatou que momentos antes da morte os pacientes passavam por uma explosão de atividade no cérebro que durava de 30 segundos a três minutos. A atividade era similar à de pessoas completamente conscientes, mesmo que os pacientes parecessem adormecidos e não tivessem pulso. Pouco depois do aumento, eles foram declarados mortos.
 
Os médicos acreditam que, com a saída do sangue e a diminuição dos níveis de oxigênio, as células disparam um último impulso elétrico. Ele começa em uma parte do cérebro e se espalha em cascata, gerando uma rajada de atividade cerebral pouco antes da morte. Caso alguém passe por essa experiência mas acabe sobrevivendo, isso poderia explicar as experiências conhecidas como "quase morte" – como flutuar sobre o corpo, enxergar uma luz, ouvir coisas, etc...

Fonte: Info