terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

OUTRO EMMANUEL?

"E acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne. Vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões." Joel, 2; 28 e 29
 
Olá, pessoal!
 
Pois é, as profecias estão se cumprindo e Deus está mesmo derramando de seu espírito sobre a humanidade, hoje mais do que nunca! O grande desafio é de nosso tempo, certamete maior que o de Kardec, é saber por que canais este espírito tem vertido com maior pureza, uma vez que até mesmo o mensageiro mais bem intecionado altera, numa e noutra vírgula, a mensagem original.
 
Quanto a este outro Emmannuel, pessoalmente (e sem submetê-lo uma "rigorosa análise doutrinária"), gostei muito do conteúdo de suas mensagens. Embora contenha informações altamente discutíveis, como "O primeiro grupo de terráqueos chegou a Marte mais de vinte anos antes da chegada oficial à Lua", nelas encontrei também preciosidades, como "Pare de procurar fora de si. O auto-conhecimento deve ser a única busca. Conhecer tudo sem se conhecer é inútil."
 
Já acompanho há algum tempo mensagens de outra entidade chamada SALUSA (www.salusa.rg3.net), pelo méduim (canalizador) norteamericano Mike Quinsey, e o conteúdo das mensagens é bastante harmônico e coerente. Pelo critério de universalidade do ensino dos espíritos, deixado por Kardec, isso seria suficiente para validar estas mesnagens. Resta saber se 150 anos após a fundação do método kardeciano, em plena era da internet - quando tudo se copia, se clona, se replica com extrema faciliade -, este critério continua suficiente para endossar novas revelações. Basta lembrar que na época de Kardec, suas fontes intercontinentais teriam enormes difuculdades para manter contato entre si, pela precariedade dos meios de comunicação, o que conferia maior confiabiliade às novas informações que lhe chegavam. Com a internet, porém, tudo mudou e a informação se multiplica em velocidade virótica.
 
Honestamente, acredito que este impulso de classificação, típico da cultura ocidental, não tem mais dado conta do volume de "revelações" que nos chega diaramente. Neste contexto, será mais adequado adotar o conselho de Paulo: examinar tudo e escolher o que for útil; ou, melhor dizendo, o que nos torne pessoas mais úteis e aptas a este mundo novo que se aproxima.
Portanto, saudemos a todos os Emanueis, Joanas, Bezerras, Ramatis e Sai Babas que venham nos ajudar a nos tornarmos pessoas mais autoconsientes e dominantes de nosso próprio destino!
 
Que Deus continue derramando de seu espírito sobre nós!
 
Ramon de Andrade
raesa@ig.com.br
Palmares-PE
 


Fala garota, tudo certo?

Estou escrevendo para dizer que acredito que este não seja o emmanuel e Chico (pode até ser outro); lí o artigo e encontrei os seguintes pondos difusos:

- o estilo de escrita não é o de Emmanuel. Este daqui se apresenta muito pessoal, utiliza abreviações, utiliza expressões muito nossas e Emmanuel sempre foi muito centrado e rigoroso em seus textos;

- O Texto fala de um tradutor, o que dá a entender que foi escrito em umalingua diferente da nossa, e até onde sei Emmanuel não se comunicou em outros países afora dasvezes que chico viajou... nem em outras linguas a despeito dos textos de estudo e invertidos que são apresentados por chico;

- As expressões "Gaia", "irmãos e irmãs da Terra",  "ciclo galáctico", "Grande diretor divino e conselhos dos senhores do Karma" não estão de acordo com as expressões utilzadas comumente por Emmanuel; estão mais de acordo com as expressões de espíritos universalistas - como ramatis e outros;

- A Frase "Eu sou Emmanuel" no final do texto não condiz também com o estilo do guia de chico; E além do mais parece incluida no final do texto por alguém para forçar um entendimento assim.

Dando uma olhada rápida na internet encontrei estes sites abaixo:
http://elisabethlicata.bloguez.com/ElisabethLicata/category/36522/
http://www.emmanuelmessages.com/?page_id=236

Que mostram claramente o estilo "espiritualista" deste Emmanuel (inclusive tendo várias mensagens recepcionadas por Wagner Borges), que acredito não ser o mentor de Chico.

Aparece mulher...

Cheiros.
 
João Batista Sobrinho
www.bomespirito.com
 


Em 23 de fevereiro de 2010 13:26, Ladjane Cunha <tialadjane2007@hotmail.com> escreveu:


EM 2010 ESPEREM PELO INESPERADO
Uma Mensagem de Emmanuel
15 de janeiro de 2010
 
Pergunta: Recebi muitos e-mails de leitores perguntando por que você ainda não se reportou à questão de 2012.
 
Amados Irmãos e Irmãs da Terra, nós dos Reinos Superiores estamos em grande alegria por testemunhar o nascimento da nova Gaia.
 
Esta é a primeira vez que um planeta inteiro tenta se duplicar num plano superior de existência no seu sistema solar.
 
A duplicação é a primeira etapa do processo de ascensão de Gaia, e, apesar de não estar completo ainda, nós acreditamos que logo se completará.
 
A segunda etapa é a separação em dois planetas; esta etapa poderia ser comparada à reprodução celular. No caso de células, o processo é Mitose, e a célula original se divide em duas novas células completas que são idênticas à célula original.
 
No caso de Gaia, o processo é mais parecido com a Meiose, em que as células criadas por esse processo não são idênticas à célula original. Em sua densidade isto é aplicado especialmente aos corpos femininos.
 
O processo de duplicação de um planeta inteiro leva cerca de nove dos seus anos para se realizar, enquanto que a separação ocorrerá numa fração de segundo.
 
No final do ciclo Galáctico, Gaia terá um período de tempo muito curto, durante o qual a separação deverá ocorrer. Assim que este processo se completar, a nova Gaia existirá na quinta densidade, enquanto que a antiga Gaia permanecerá na terceira densidade.
 
Por isso há tanta confusão sobre o que irá acontecer no ano de 2012.
 
Alguns indivíduos dizem catástrofe, outros dizem ascensão, e outros dizem que nada irá acontecer.
 
E todos estão certos.
 
O ano de 2012 não pode ser entendido se for observado somente do ponto de vista da terceira densidade, porque, de fato, está acontecendo um alinhamento multidimensional/galáctico em todos os níveis de consciência, a partir de onde a propagação da torrente de elétrons, prótons, etc. ocorrerá, devido à sua mútua repulsão eletrostática.
 
A quantia total de propagação de fluxo é um volume infinito em qualquer ponto do campo vetor, e sua manifestação/resultado são determinados pelo fluxo livre de consciência em uma dada região do campo vetor.
 
Isto significa que haverá muitos resultados diferentes a partir de um mesmo evento. Tudo depende da taxa vibratória da sua consciência, significando que todo indivíduo irá experienciar um resultado diferente.
 
Alguns experimentarão catástrofe, alguns experimentarão ascensão, e outros não experimentarão nada.
 
Dois indivíduos experimentarão o mesmo resultado somente quando suas consciências vibrarem numa mesma taxa, porque quando dois indivíduos focalizam sua consciência na mesma parte do espectro energético da consciência, eles se tornam contemporâneos, eles não mais estão separados pela ilusão de espaço e tempo.
 
Para entender este conceito, primeiro vocês devem entender que vocês são seres multidimensionais vivendo simultaneamente em milhares de planos de existência paralelos sobrepostos.
 
Muitos de vocês são capazes de sentir isto, mas muitos pensam que têm um "eu-principal" (aquele que está lendo neste instante) e todos os "outros-eu" são menos reais. Quando, de fato, sua consciência é igualmente distribuída por todos os seus eus, tornando todos eles o seu "eu-principal".
 
Com uma simples decisão, vocês redirecionam sua consciência para um de seus "mil-eus". Quando isto ocorre, vocês não sentem nada, mas vocês - literalmente - se mudam para outro mundo. Tudo irá parecer como dez minutos atrás, vocês estarão morando na mesma casa, casados com a mesma pessoa, trabalhando no mesmo lugar, etc., mas do ponto de vista vibracional, todas essas coisas são totalmente novas, já que vocês agora estão vivendo num mundo novo.
 
O modelo de universos paralelos sobrepostos foi projetado pelo Criador com o propósito de enriquecer a experiência da sua alma, agora, depende do seu livre-arbítrio decidir qual deles você irá acompanhar na mudança de 2012 com total consciência.
 
Por exemplo, você e seu vizinho não terão a mesma experiência.
Cada um de vocês irá continuar vivendo em Terras diferentes.
 
Todos aqueles que não têm a mesma taxa vibratória que você, simplesmente desaparecerão da sua realidade.
 
É por isso que a maioria das "previsões" feitas ultimamente não acontece, porque uma previsão é feita num ponto específico do campo vetor, onde a atenção daquele que faz a previsão está integrada com sua consciência, mas um segundo depois ele e, o mais importante, você mudaram sua consciência para um "outro-eu", e agora você está vivendo em outra vida paralela, onde o resultado da previsão não irá ocorrer.
 
Sua consciência é o que determina em qual vida você vive neste instante, e suas crenças é o que fixa a consciência em determinada parte da vida.
 
Se você acredita que o ano 2012 marca o fim da humanidade, então você experimentará algum tipo de fim. Por outro lado, se você acredita que em 2012 começará a colheita da ascensão, então você experimentará algum tipo de começo.
 
Lembrem-se, seu padrão de pensamento cria sensações, suas sensações criam emoções, e suas emoções criam a sua realidade.

Pergunta: Você mencionou muitas vezes que nós devemos deixar o medo para trás, um leitor da Austrália perguntou: Como se substitui o Medo pelo Amor?
 
O Amor é um presente do alto e existe além da dualidade.
Não há como substituir um pelo outro; isto precisa ser profundamente entendido.
 
Medo e Amor não são coisas diferentes; eles são qualidades diferentes da mesma energia.
 
O Medo é o aspecto negativo do Amor. Se as vibrações mais altas da energia primitiva não fluírem através do seu campo energético, essa energia se torna Medo. Se à parte mais alta do espectro de frequências for permitido fluir, o Medo desaparece e o Amor permanece.
 
A ideia de Medo e Amor serem duas coisas diferentes foi enraizada na mente coletiva através de eras com o único propósito de escravizar a humanidade, porque um indivíduo não pode ser reduzido à escravidão se ele entender que o Medo e o Amor são a mesma energia e tudo depende de qual parte do espectro ele focaliza.
 
Quando dois indivíduos se focalizam na mesma parte do espectro energético, eles não mais estão separados, eles são um. As vibrações do amor ajudam vocês a se mesclarem com os outros.

Pergunta: Você mencionou que nosso DNA está sendo ativado através de feixes de energia de alta vibração dispensados na Terra, um leitor da França gostaria de saber quantos dos doze filamentos de DNA podem ser ativados no presente estado da consciência humana.
 
Os seres humanos de terceira dimensão são potencialmente capazes de ativar inúmeros filamentos de DNA, entretanto, no presente momento da evolução humana há 144 filamentos principais que precisariam ser ativados para despertar seu total potencial humano.
 
O Grande Diretor Divino e o Conselho dos Senhores do Karma fixaram o número de filamentos neste ponto específico da linha evolucionária em 144. Além desses 144 filamentos, há um pacote de upgrade de 144 mil filamentos de DNA "galácticos" disponíveis neste momento.

Pergunta: Um leitor da Rússia perguntou: Quanto mais eu avanço no caminho espiritual, mais inseguro me sinto. O que estou fazendo errado?
 
Você não está fazendo nada errado, simplesmente você pode sentir que essa real segurança não existe.
 
Segurança nada significa além da condescendência com as circunstâncias de sua realidade. É meramente um ideal implantado em sua mente para fazê-lo temer o desconhecido, pois, se você permanecer no conhecido, não haverá crescimento. Quando você penetra no desconhecido e acolhe a incerteza, você realiza um avanço espetacular na abertura de portas para o seu real Eu e seu papel no Plano Divino.
 
Amados Irmãos e Irmãs da Terra, vocês estão vivendo em tempos incríveis!
 
As energias dispensadas na Terra estão aumentando significantemente a cada novo dia, o DNA dos recém-nascidos contém informação genética jamais vista na Terra, e seus cientistas podem confirmar a presença de um novo filamento ativo de DNA em muitos recém-nascidos.
 
(*) Nota do Tradutor: leia sobre isso no link abaixo:
http://www.dihitt.com.br/noticia/descobertos-genes-de-ets-em-dna-hu...
 
Seus céus estão cheios de "luzes" vistas por milhares de pessoas em bases diárias.
 
A consciência coletiva está criando novas conexões entre indivíduos que pertencem ao mesmo "grupo de alma", independente da distância física entre eles. Habilidades telepáticas agora estão disponíveis para praticamente todos. Seu corpo energético começou a se lembrar do seu potencial e está ativando suas capacidades de autocura.
 
Mais e mais indivíduos entendem que eles têm um contrato de vida para cumprir, e estão mudando suas atitudes em relação à vida, mudando todo o mundo no qual eles vivem. Muitos, muitos saíram de seu condicionamento, e podem ver a liberdade total apenas a alguns passos à frente. A maioria da sua coletividade está se desligando de todas as ideias fixas do passado, e um novo paradigma está nascendo.
 
A ideia de separação entre os indivíduos de sua coletividade está sumindo mais rápido do que vocês podem imaginar, suas almas começaram a se lembrar que a separação só existe na superfície, e lá no fundo, vocês (nós) são todos Um.
 
O ciclo da limitação está se aproximando do fim.
Realmente são tempos incríveis para a Raça Humana!
 
Mas novas oportunidades trazem novas responsabilidades.
Olhem em volta, o que vocês têm feito agora parece ser insuficiente.
 
É hora de produzir alguma coisa nova, um novo começo na jornada, um novo princípio. Vocês se prepararam através de muitas vidas para este momento, não o percam.
 
É hora para a co-criação deliberada do seu futuro. O segredo da co-criação de toda uma nova realidade é simplesmente dividir grandes metas em séries de pequenas metas. A cada pequena realização, a meta final estará mais próxima. Seja uma pessoa de ação, somente indivíduos com ações orientadas fazem as coisas acontecerem.
 
Não esperem até amanhã.
Hoje é um bom dia para começar.
 
Comecem por confiar em vocês mesmos, em seu potencial, em sua conexão com o Tudo Que É, e no seu absolutamente insubstituível papel no Plano Divino.
 
Quando vocês confiarem sinceramente em si mesmos, sua consciência os levará a viver uma vida que é honrada e significativa!
 
EU SOU Emmanuel

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

SELEÇÃO CÁRMICA

INDALÍCIO MENDES
(1901-1988)



Talvez jamais a Humanidade haja sofrido tantas desilusões quanto agora. Talvez nunca tenha sido tão incisiva a ação de falsos líderes e pregadores de idéias novas e doutrinas exóti­cas, que dão aos homens sem discernimento, mas pejados de ambições inferiores, a impressão de que ouvem e seguem legíti­mos arautos da Verdade, da Jus­tiça e do Bem.

Infelizmente, certa parte da Humanidade é imediatista e interesseira, não se inclinando a examinar serena­mente as promessas enganadoras ocultas sob o floreado atraente dos discursos insinceros.

Cansados de desilusões e fartos de sofrimentos, os homens volú­veis e superficiais, na ânsia de al­cançar benefícios fáceis, dei­xam-se embebedar com palavras sedutoras e seguem doutrinas que não resistem a um confronto segu­ro com os princípios puros do Cristo. E assim se entregam, sem resistência, mas cegamente, aos entorpecedores efeitos da maco­nha demagógica.

Tudo isso, compreendamos, so­brecarrega o quadro cármico de indivíduos e coletividades ainda em fase de desenvolvimento pri­mário e secundário e serve para reafIrmar categoricamente as pro­fecias de elevados Espíritos, acer­ca das provações excepcionais, já iniciadas, que estão assinalando, passo a passo, o advento do Ter­ceiro Milênio.

Essas perturbações políticas profundas, de grande influência e repercussão na vida íntima dos povos, parece terem inicia­do um novo ciclo com a defla­gração da guerra franco-prus­siana, em 1870.

O processo evolutivo não cessou jamais e em 1914 se verificou novo avanço cíclico, que adquiriu maior expressão com a guerra iniciada 25 anos depois, isto é, em 1939.

Portanto, três guerras que abalaram profundamente o cora­ção da Europa - interessando as duas últimas os países americanos e o mundo inteiro -, estabelece­ram novos rumos da vida social e política da Terra.

Houve quedas de governos autocráticos, liberta­ção de nações secularmente escra­vizadas, perda de poderio bélico de uns países outrora fortes e sur­gimento de novas potências mun­diais.

Como nunca, o Mate­rialismo estendeu seus tentáculos de ferro, constringindo a Huma­nidade e, por estranha "coinci­dência", justamente agora é que as coisas do Espírito mais se am­pliam no seio das massas humil­des, que vão adquirindo maior compreensão de certos deveres capazes de impedir a desnatura­ção completa da vida humana, embora andem pelas praças pú­blicas reivindicações de natureza popular um tanto exaltada.

Toda essa confusão, entre­tanto, está dentro das previsões espíritas. Emmanuel, no livro que traz o seu nome, edição de 1938, predisse a eclosão do conflito de 1939, que durou até 1945.

Os próprios homens, por seu afastamento do Cristo, tra­çam as dores que vão sofrer e as tribulações impostas aos paí­ses a que pertencem. Nada é feito por acaso, porque o acaso não existe.

A rebeldia dos ho­mens gera a balbúrdia e o de­sentendimento, a dor e a desi­lusão, porque as guerras têm uma função retificadora, uma função cármica.
 
"De cada vez que os homens querem impor-se, arbitrários e despóticos, diante das leis divinas, há uma força misteriosa que os faz cair, den­tro dos seus enganos e de suas próprias fraquezas.

A impeni­tência da civilização moderna, corrompida de vícios e mantida nos seus maiores centros à cus­ta das indústrias bélicas, não é diferente do império babilônico que caiu, apesar do seu fastígio e da sua grandeza.

No banquete dos povos ilustres da atualidade terrestre, lêem-se as três pala­vras fatídicas do festim de Balta­sar. Uma força invisível gravou novamente o
Mane, Thecel, ­Phares (¹) na festa do mundo. Que Deus, na sua misericórdia, am­pare os humildes e os justos." ("Emmanuel", de Emmanuel -Ed.1938.)

Ora, a corrupção da civilização atual se agravou imensa­mente depois da última guerra. A Humanidade está vivendo o ciclo preparatório do advento do Terceiro Milênio, já à porta, que marca o começo das dores e tribulações redentoras, para que o Terceiro Milênio seja, então, segundo as profecias, o da Redenção da Terra. O mundo está no crivo da evolução moral. Todas as imundícies e torpezas estão sendo reveladas e a confusão se torna progressivamente maior. Tomem por exemplo o nosso país e o que nele se passa, se quisermos ter uma idéia aproximada dessa grande verdade.

Já vaticinava Allan Kardec, ao referir-se à "marcha gradativa do Espiritismo":

"A Humanidade, entretanto, chegou a um dos pe­ríodos de sua transformação e o mundo terreno vai elevar-se na hierarquia dos mundos. O que se prepara não é, pois, o fim do mundo material (...) E o velho mundo, o mundo dos preconceitos, do orgulho. do egoísmo e do fanatismo que se esboroa. Cada dia leva consigo alguns destroços. Tudo dele acabará com a geração que se vai e a geração nova erguerá o novo edifício que as gerações seguinte con­solidarão e completarão ." Obras Póstumas

Três grandes passos deu a Hu­manidade para organizar o seu  Mapa de provações coletivas de origens políticas, em 1870, 1914-18 e 1939-45, sem contar as transformações profundas de natureza social, verificadas na Rússia, primeiramente, e depois em outros países. Depois de 1945, os povos até então sub­metidos à servidão começaram a ser ouvidos e hoje seus repre­sentantes se sentam ao lado dos representantes de antigos países opressores, que se julgavam to­cados de uma superioridade in­contestável.

E as reformas sociais continuam, muitas ve­zes dando ensanchas a que es­pertos especuladores se apro­veitem da situação confusa para se beneficiarem.

Mas tudo acabará nos lugares exa­tos, pois "o mundo não mar­cha à revelia das leis mise­ricordiosas do Alto, e estas, no momento oportuno, saberão opor um dique à chacina e ao arrasamento; confiemos nelas, porque os códigos humanos se­rão sempre documentos transi­tórios, como o papel em que são registados, enquanto não se associarem, parágrafo por parágrafo, ao Evangelho de Je­sus". (Emmanuel)

Não se julgue sejamos pessi­mistas. Apenas observamos e analisamos fatos ligados por circunstâncias políticas e so­ciais. Não padece dúvida de que nos achamos já no período da seleção cármica que se de­senvolverá muito mais no curso do Terceiro Milênio, que se ini­ciará dentro de ( ... ) anos.

Revo­luções, greves, terremotos, ma­remotos, enfim, toda uma sorte de perturbações graves e de na­tureza diversa, afetarão a vida humana, mais do que até hoje tem afetado.

À proporção que o ciclo for crescendo para fechar-se, mais fortes serão as dores do mundo. Vivemos numa fase apocalíptica. Os homens desde­nham dos deveres espirituais e se entregam, desarvorados, ao despotismo dos sentidos.

A mu­dança de Espíritos rebeldes se faz metodicamente. "Para que na Terra sejam felizes os ho­mens, preciso se faz que so­mente a povoem Espíritos bons, encarnados e desencarnados, que unicamente ao bem aspirem.

Como já chegou esse tempo, uma grande emigração neste momento se opera entre os que o habitam. Os que praticam o mal pelo mal, ALHEIOS ao sentimento do bem, dela se verão excluídos, porque lhe acarretariam novamente per­turbações e confusões que consti­tuiriam obstáculo ao progresso.

Irão expiar o seu endurecimento em mundos inferiores, aos quais levarão os conhecimentos que ad­quiriram, tendo por missão fazê-los adiantar-se. Substitui-los-ão na Terra Espíritos melhores. que fa­rão reinem entre si a justiça a paz, a fraternidade.

A Terra não será transformada por um cata­clismo que aniquile de súbito uma geração.

A atual desaparecerá gradualmente e a nova lhe sucederá do mesmo modo, sem que haja mudança na ordem natural das coisas.

É o que vem acontecendo. Hoje as mudanças já são perceptivas. Essa possibilidade de observação constitui uma advertência do Alto, uma oportunidade a mais concedi­da aos homens que são responsáveis pela desarmonia ambiente. Empolgados por suas ambições políticas, a nada eles atendem. De tal maneira, estimulam o peneira­mento indispensável à limpeza que precederá o Terceiro Milênio. Já Kardec, em sua época, sentira e dissera já ser o tempo em que vi­via "a época da transição".

Os próprios cientistas ex­perimentam o acúleo da tran­sição por que está passando a Humanidade. Em "La Nueva visión dei mundo ", se lê, ao falar Jean Gebser da quarta dimensão:

"Do que acabamos de dizer surge um caráter que brevemente poderíamos quali­ficar de ambigüidade de nos­sa época, a qual como tal se nos apresenta cheia de incer­tezas. Vivemos numa época ambivalente e isto em muitos aspectos. Com efeito. ela repre­senta um final e ao mesmo tempo um começo. Toda des­pedida supõe por isso mesmo uma partida. Pois bem: mui­tos não vêem senão o fim da nossa época. E mais: muitos nem sequer vêem isso porque simplesmente não desejam ter co­nhecimento deste incômodo fato. E daí resulta que não podem tão-pouco reconhecer o outro as­pecto da nossa época, isto é, que ela representa um começo. se bem que difícil. cheio de felizes espe­ranças" (pág. 291). Essa obra tem como subtítulo: "Conferencia In­ternacional sobre el nacimiento de una nueva era, de la perspecti­va". (Ob. cit., id., id., pág. 291)

Citamos esse trecho, escolhido acidentalmente, para que o leitor observe que, mesmo àqueles que não se encontram familiarizados com os proble­mas espíritas, a situação anor­mal e angustiosa da Terra, vivendo um período de transi­ção, não passou despercebida. Se os cientistas do "Instituto de Altos Estudos Econômicos de Sankt Gallen", que "aban­donaram os pontos de vista do determinismo materialista, do estreito pensamento do mecâni­co e causal", estivessem mais apurados espiritualmente, te­riam chegado a conclusões ain­da mais positivas, numa lingua­gem que se assemelharia ainda mais à dos espíritas.

É bem verdade que eles partiram de idéias puramente científicas, dia­metralmente opostas às que mar­cam o texto do presente artigo. Mas as suas conclusões, "mutatis mu­tandis", são idênticas.

Disseram com acerto que a transição representa ao mesmo tempo um fim e um começo. A idéia se casa perfeitamente com o ponto de vista espírita. A épo­ca de transição marca o fim de urna geração desvairada, mas também assinala o início de uma geração nova, em que todas as esperanças são depositadas.

Além disto, a geração desvairada não inclui aqueles que, esclareci­dos, compreendem os desígnios do Alto e sabem guardá-los. A Doutrina do Cristo está estereo­tipada na Doutrina pregada pelo Espiritismo. É essencial e funda­mentalmente humana, porque prepara cada indivíduo e cada coletividade para cultivar a feli­cidade na Terra e no Espaço, por meio da exemplificação do bem, da paz, do amor, da justiça e da fraternidade.

Enquanto o homem se utilizar da violência e da mentira, não será feliz. O atual desregramento de costumes, dentro e fora dos lares, a perversão de hábitos, o descaso à autoridade e à hierarquia, a idolatria do sexo, o cinismo, o despu­dor, o crime multiforme e a impunidade que os acoberta, a de cadência moral da dança, do can­to, do cinema, do teatro, da literatura e de outras mais ativida­des outrora colaboradoras da cul­tura universal do homem são reflexos impressionantes da verda­de profética que anunciou a im­prescindibilidade do saneamento espiritual da Terra, já em ação, como preparação fatal e irrecorrível do selecionamento do Segundo Milênio para o Terceiro Milênio.

Ou a Humanidade realiza um esforço para melhorar daqui por diante, renunciando à vio­lência, ao egocentrismo, muito pior do que o egoísmo, à menti­ra, buscando proteger-se à som­bra do Evangelho do Cristo, ou mergulhará no desespero sem remédio e no sofrimento sem lenitivo, até que satisfaça as exigências cármicas.

Infelizmente, a maioria, des­conhecendo a voz de Deus, per­sistirá na sua cegueira e a resistência que virá a opor mar­cará, por meio de terríveis lutas, o fim do reinado dos que a cons­tituem. Desvairados, correrão à sua própria perda, provocarão destruições que darão origem a um sem número de flagelos e de calamidades, de sorte que, sem o quererem, apressarão o advento da era de renovação.

Concluindo, e para orientar o leitor, lembraremos que tudo quanto de Kardec aqui transcreve­mos foi escrito muito antes da guerra de 1870, entre a França e a Alemanha, a qual constituiu, ao que tudo indica, o início da grande seleção cármica destinada, repeti­mos, à preparação de uma Huma­nidade melhor para o Terceiro Milênio. Kardec desencamou a 31 de março de 1869, de modo que suas palavras possuem uma signifi­cação extraordinária.

Transcrito de REFORMADOR, de setembro de 1963

Contribuição de
Carlos Eduardo Cennerelli
cennerelli@terra.com.br
 

 
Mane Thecel Phares = Conta o livro de Daniel (D.V) que o rei da Babilônia, Baltazar, mandou dar um lauto banquete para o qual convidou os nobres da cidade e as suas concubinas. Para servir a bebida, o rei mandou buscar os vasos sagrados que ele trouxera do templo de Jerusalém. O festim se desenvolvia quando, na parede do salão, apareceu uma misteriosa mão que escreveu com fogo estas palavras misteriosas. O rei, de imediato, mandou que viessem até à sala os magos e interpretes para que dissessem o que significava aquelas palavras ali escritas, entretanto, nenhum deles conseguiu decifrar a mensagem gravada. Foi então que a rainha se lembrou de Daniel, um hebreu que se encontrava no palácio e tinha fama de mago ou de profeta. Daniel veio, e depois de censurar duramente a conduta do rei, interpreta a frase do modo seguinte: Mane = Deus contou os dias de teu reinado e lhe pôs fim. Thecel = Tu foste pesado em uma balança e teu peso foi considerado insuficiente . Phares = O teu reino dividiu-se e foi dado os medo-persas. Naquela mesma noite, morria Baltazar e o seu reino caiu nas mãos de Dario, o rei dos Persas.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

TALIDOMIDA

TALIDOMIDA
Irmão X

 
Na tela cinematográfica, junto da qual sentíamos a realidade sem distorção, o professor do Plano Espiritual exibiu dois pequenos documentários sobre o assunto que nos fora motivo a longo debate.

1939 – 1943 – Surgiu à cena agitada metrópole européia. Em tudo, o clima de guerra. Desfiles militares de pomposa expressão. Na crista dos edifícios mais altos, bocas de fogo levantavam-se em desafio. Nas ruas, destacavam-se milhares de jovens em formações de tropa, ao rufar de tambores, ostentando símbolos e bandeiras. O povo, triste e apreensivo nas filas de suprimento, parecia desvairar-se de júbilo, nas paradas políticas, ovacionando oradores nas praças públicas. De vez em vez, sirenas sibilavam gritaria de alarme. Aviões sobrevoavam, incessantemente, o casario enorme, lembrando águias metálicas, de atalaia nos céus, para desfechar ataques defensivos contra inimigos que lhes quisessem pilhar o ninho.

Através de informações precisas, registrávamos os mínimos tópicos de cada conversação.

De súbito, vimo-nos mentalmente jungidos a dilatado recinto, onde centenas de policiais e civis cochichavam na sombra.

Articulam-se avisos. Ramifica-se a trama.

Camionetas deslizam dentro da noite.

Outros agrupamentos se constituem.

Mais algum tempo e magotes de transeuntes se agregam num ponto só, formando vasta legião popular em operoso bairro de ascendência israelita.

São paisanos decididos à rapinagem.

Homens e mulheres de raciocínio maduro combinam o assalto em mira. Madrugada adiante, quando a soldadesca selecionada desce dos veículos com a ordem de apressar famílias inermes, ei-los que invadem as residências judias, agravando o tumulto.

Para nós que assistíamos ao espetáculo, transidos de dor, era como se fitássemos corsários da terra, no burburinho do saque.

Mãos que retivessem anéis, pulsos que ostentassem adornos, orelhas ornamentadas de brincos e bustos revestidos de jóias  sofriam golpes rápidos, muitos deles tombando decepados em torrentes sanguíneas. Alguém que aparecesse com bastante coragem de investir contra os malfeitores, cuja impunidade se garantia com a indiferença de quantos lhes compartilhavam a copiosa presa, caía para logo de pernas mutiladas, para que não avançasse em socorro das vítimas.

E os quadros vivos se repetiam em outros lugares e em outras noites, com personagens diversas, nos mesmos delírios de violência.

1949 – 1953 – A tela passa a mostrar escuro vale no Espaço. Examinamos, confrangidos, milhares de seres humanos em condições deploráveis. Arrastam-se em desgoverno. Há quem chore a ausência dos braços, quem lastime a perda dos pés. Possível, no entanto, identificar muitos deles.

São os mesmos infelizes de 1939 a 1943, participantes das empresas de furto e morte, à margem da guerra. Desencarnados, supliciam-se no remorso que se lhes incrusta nas consciências. Carregando a mente vincada pelas atrocidades de que foram autores, plasmaram em si, nos órgãos e membros profundamente sensíveis do corpo espiritual, as deformidades que infligiram aos irmãos israelitas indefesos.

 Ainda assim, almas heróicas atravessam o nevoeiro e distribuem consolações. Para que se refaçam, é preciso que reencarnem de novo, em breves períodos de imersão nos fluidos anestesiantes do plano físico. Necessário retomem a organização carnal, à maneira de doentes complicados que exigem regime carcerário para tratamento preciso.

Ensinamentos prosseguem ao redor do filme.

Sofrerão, sim, mais tarde, as provas regenerativas de que se revelam carecedores, mas, por enquanto, são albergados por braços afetuosos de amigos, que se prontificam a sustenta-los, piedosamente, ou entregues a casais necessitados de filhinhos-problemas, a fim de ressarcirem dívidas do pretérito.

A maioria dos implicados renasce no país em que se verificou o assombro delito, e muitos deles, em vários pontos outros do mundo, ressurgem alentados por famílias hospitaleiras ou endividadas, que se aconchegam, para a benemerência do reajuste.

Certamente – comentou o instrutor, ao término da    película - certamente que nem todos os casos de malformação congênita podem ser debitados à influência da talidomida sobre a vida fetal.

Em todos os tempos, consoante os princípios de causa e efeito, despontam crianças desfiguradas nos berços terrestres. O estudo, porém, que realizamos pela imagem esclarece com segurança o fenômeno das ocorrências de má-formação que repontaram em massa, entre os homens, nos últimos tempos.

Achávamo-nos suficientemente elucidados; no entanto, meu velho amigo Luís Vilas indagou:

- Isso quer dizer então, professor, que a talidomida e a provação funcionaram em obediência à justiça, mas não será lícito esquecer que o lar e a ciência vigilante dos homens também funcionaram em obediência à Misericórdia Divina, que a tudo previu, a fim de que a administração daquele medicamento não ultrapassasse os limites justos. Compreenderam?

Sim, recebêramos a chave para entender o assunto que envolvia dolorosa disciplina expiatória, e, à face da emoção que nos impunha silêncio, a lição foi encerrada.

Livro Contos Desta e Doutra Vida – Espírito Irmão X – Psicografia Francisco Cândido Xavier

Homenagem a Adão Nonato e sua esposa Maria Tereza

Interessante depoimento de Silvia, uma ex-colaboradora do Dr. Adão Nonato, muito revelador sobre esta Alma Querida do movimento espírita.
 
"Queridos amigos, aqui é a Silvia:  devido a várias mudança, após quase 7 anos trabalhando com Dr. Adão Nonato venho despedir-me de seu querido público!  Desculpem-me a extensão da nota, mas é importante!

Gente, não foi fácil: eta chefe que pegava no meu pé !! Foram tantas as broncas - inclusive via rádio, pode?! Às vezes eu dizia, "Chefe, hoje vê se me erra, combinado?" Eu me divertia quando algum ouvinte ligava e dizia, "Tadinha da Silvia, Dr. Adão !! Não pega no pé da menina"  Certo dia alguém disse que eu era o "Cirineu" na vida dele, pois o ajudava a carregar a cruz de suas tarefas." Sabem o que ele respondeu? Que eu era a própria cruz !! rsrs  Há dois anos, ele anunciou meu aniversário na rádio e disse para o 'povo' me ligar no celular (divulgou o numero) porque eu andava triste... Até hoje tem gente que me liga... ou para me cumprimentar ou para perguntar se melhorei !!
 
Brincadeiras à parte, o fato é que eu assumi outras tarefas profissionais, assim como ele está assumindo outros compromissos. Estou certa de que esse rumo bonito que minha vida toma hoje, é também decorrente do convívio com ele. É desnecessário dizer o quanto aprendi e cresci com esse psicólogo, considerado por muitos o mais completo da atualidade. Ouvi dos lábios de outros profissionais respeitados e conceituados que a perspicácia, visão espiritual e sensibilidade com que o Dr. Adão analisa cada caso, é algo admirável. O alto índice de audiência de seus programas, a quantidade de emails e telefonemas (muitos do exterior) e os inúmeros depoimentos de agradecimento pelos resultados de suas orientações, mostram o porque de em plenos 73 anos, ele ainda ser tão procurado em seu consultório.
 
Dono de uma personalidade forte, às vezes ele também demonstrava traços de orgulho e teimosia. No começo foi difícil eu entender isso - como o "pai espiritual" considerado por tantos, podia manifestar essas fraquezas humanas? Até que presenciei outros grandes nomes da doutrina espírita, e de outras religiões, também demonstrarem essas e outras fragilidades. E então eu entendi o que significa estar em um planeta de provas e expiações, na condição humana.
 
Dr. Adão, nos últimos anos fui a pessoa que mais conviveu com o senhor e Maria Tereza, podendo portanto, narrar certos fatos com autonomia e veracidade. E, na qualidade de profissional e amiga (que sempre me dispus), eu registro aqui alguns bons exemplos que presenciei nesse tempo. Desprendimento, renúncia, capacidade de relevar, disposição constante em ajudar a qualquer um que aparecesse à sua frente. Como não compartilhar com o seu público sobre esse seu lado? Contar que a qualquer hora do dia ou da noite o seu celular e endereço são disponibilizados a quem quer que seja, conhecidos ou não? E o que não dizer de sua responsabilidade com o trabalho espiritual? Um dia, com a sua esposa na UTI, o senhor levou um tombo feio. Mesmo machucado e com dor, se recusou a ir a um pronto-socorro, sem antes cumprir com a tarefa de desobsessão no CEFA. Semanas depois, após o enterro da Maria Tereza, tendo passado a noite no velório, o senhor segue para a mesma tarefa no CEFA. Esses e tantos outros exemplos traduzem sua disciplina: este é Adão Nonato, o 'espiritual' tem prioridade em sua vida.
 
Em seu consultório, presenciei pais aflitos tendo seus filhos recuperados de drogas; alcoólatras e fumantes superando o vício; intenções suicidas sendo abortadas; pessoas indecisas se reencontrando. Em seus seminários de psicologia e espiritualidade, vi idosos sedentários, mulheres deprimidas reaprendendo o gosto pela vida, se transformando com suas palestras, e com suas terapias (do abraço, da alegria e do "tire a bunda da cadeira!"). Em suas doutrinações mediúnicas, vi espíritos nas condições de obsessores e sofredores refletirem diante de suas orientações sobre os ensinamentos de Jesus, ministradas com amor e muito conhecimento.
 
Dr. Adão, ao senhor fica a minha eterna gratidão. Pelas pessoas (como Sidnei Carvalho, Del Mar, Hildo Rosa, Jether, Marli Rodriguez, Nando Garcia) e instituições que pude conhecer através de seu intermédio, os projetos em que fui envolvida. Pelos muitos conselhos, orientações, preces. Trabalhar em seus seminários e cursos foi uma benção, conheci histórias de vida que me ensinaram muito, pessoas enfrentando com coragem os seus desafios - como a Zuleide, 70 anos, deficiente visual, trabalhadora, independente, praticante de karatê e de bem com a vida. Julieta e Adoração, ambas de 82 anos, ativas e independentes. Casos que fizeram meus desafios parecerem insignificantes!
 
MARIA TEREZA - A minha homenagem e gratidão a essa mulher, que tanto bem e caridade fez nessa vida, e continua fazendo do lado de lá. Generosa, digna, desprendida, simples, amorosa: ontem, dia 18 ela completaria 69 anos, por isso, peço a todos um pensamento de amor e alegria a essa grande parceira e colaboradora de Adão Nonato.Trabalhadora espírita, esteve envolvida em todos seus projetos, inclusive na fundação do IFL. Para alegria de muitos, intermediou vários contatos junto ao Dr. Adão (inclusive o meu). Que Deus a abençoe, minha amiga, e irmã de muitos.
 
. Tereza Cristina (filha de Adão e Maria Tereza): profissional de Treinamento, inteligente e respeitada - que Jesus a proteja.  Maria Ester (Teka): alegria, bondade, esperanto - a essa irmã, que tive a alegria de reencontrar nessa vida, o meu carinho, amizade, respeito e gratidão. Que Maria a ilumine, e aos seus.
 
Profissionais que fizeram parte da equipe do Dr. Adão, aqui são mencionadas devido à capacidade destacada e grande sensibilidade espiritual:
 
  . Drª Renata - possuidora de forte intuição, como psicóloga é clara, direta e objetiva, e como acupunturista é reconhecida por sua experiência e certo dom da cura, pois consegue ir ao "ao ponto" da dor, mesmo que o paciente mencione o caminho oposto. Especialista também em cranioacupuntura, acupuntura estética e auriculoacupuntura. Tel (11) 9163-8437, renataaurelia@uol.com.br
 
  . Drª Perpétua - devido a sua história de vida, a Perpétua consegue orientar sobre vários temas com a autoridade moral de quem os vivenciou. Costumo dizer que, assim como Drª Ivani (de Ribeirão Preto), ela traz o dom da psicologia de "outras existências". Dos muitos psicólogos que eu conheci nesse meio, para mim, ambas só perdem para o Dr. Adão.  Tel (11) 9146-3364, perpetuasilva@terra.com.br
 
Obrigada a todos, pelo carinho e amizade.
Obrigada, Adão Nonato e Maria Tereza, por tudo e por tanto. Que Deus os abençoe e os proteja, sempre.
Feliz Natal a todos e um 2010 iluminado.
 
Beijo no coração, fiquem com Deus!
 
Silvia Souza
sfsouza@yahoo.com.br"
 
Instituições que ligadas ao nome de Adão Nonato:
 
1. IFL, Instituto Fraternal de Laborterapia - há 44 anos recuperando alcoólatras. Dr. Adão foi fundador e é o atual presidente. Com uma atuação bela e digna, o IFL precisa URGENTE de doações de qualquer valor. www.ifl.org.br   - Banco do Brasil, ag. 3423-1 c/c 35000-1  Cnpj 62.596.853/0001-95  -  Tel (11) 3104-6707
2.CAMINHANDO Núcleo de Educação e Ação Social – Dr. Adão colabora com essa instituição que facilita a inclusão social, profissional e o desenvolvimento de jovens com deficiência.  www.caminhando.org.br   - Tel: (11) 5541-8845
3. HOJE, Hospital João Evangelista - como conselheiro, Dr. Adão colabora com esse hospital espírita, que atende a pacientes portadores de transtornos mentais e o seu retorno à comunidade.   www.hoje.org.br   -  Tel (11)2203-3375
4. CEFA, Centro Espírita Francisco de Assis - sob o comando do advogado e apresentador  Sidnei Carvalho, o CEFA atende famílias carentes, dependentes químicos, gestantes.  www.mmcefa.blogspot.com    Banco Itaú, ag.1665  c/c 06765-6  Cnpj 62.905.864/0001-00  Tel: (11) 2541-2094
5. Casas André Luiz, Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior - no papel de apresentador e colaborador, Dr. Adão considera este o MAIOR exemplo de tratamento de deficientes mentais e de divulgação da doutrina espírita. www.casasandreluiz.com.br 
6. MOVIMENTO UNILUZ - tem a missão de semear, entre as religiões e grupos espiritualistas, o respeito e tolerância mútuos, para promover o diálogo inter-religioso e inter-cultural visando a cultura de paz em nosso planeta. www.uni-luz.org   -  Programa de Tv Uniluz - entrevistas de diálogos inter-religioso sob o comando do Dr. Adão. Há verdadeiras pérolas que valem a pena de serem assistidas, com mais de 110 entrevistas com líderes importantes de varias religiões e tendências (Henryl Sobel, Monja Cohen, Ronaldo Didini, Profº João Pacheco, Padres, freiras, pastores, ministros etc).
www.tvmundomaior.com.br/uniluz.