terça-feira, 24 de novembro de 2009

Eutanásia: por que não?

Homem esteve consciente nos 23 anos de "coma"
24/11/2009 - 13:11

Médico belga descobriu que Rom Houben entendia o que acontecia ao seu redor desde o acidente de trânsito nos anos 1980
 


Os médicos pensavam que era um estado vegetativo, mas estavam enganados. A mãe de homem doente diz que seu filho estava plenamente consciente durante os 23 anos que os médicos permaneceram com o diagnóstico errado. Ele não podia responder porque estava paralisado.
 
Rom Houben, 46, teve um acidente de carro na década de 1980 e os médicos pensavam que ele havia afundado em um coma. Sua família continuou a acreditar: o filho estava consciente. Por isso, procuraram outro médico.
 
O professor Steven Laureys, do Grupo Científico Belga sobre o Coma, percebeu que o diagnóstico estava errado e ensinou Houben como se comunicar através de um teclado especial, disse o Dr. Audrey Vanhaudenhuyse, que está na equipe de Laureys.
 
Rom utilizou um dispositivo controlado pelo dedão do pé - único movimento que possui - para dizer a um repórter da revista alemã "Der Spiegel": "Eu gritei, mas não havia nada para ouvir."
 
Coma é um estado de inconsciência em que os olhos estão fechados e o paciente não pode ser despertado, como se estivesse simplesmente dormindo. O estado vegetativo é uma condição na qual os olhos estão abertos e podem mover-se, e o paciente tem períodos de sono e períodos de vigília, mas permanece inconsciente e inconsciente de si mesmo ou dos outros. O paciente não pode pensar, raciocinar, reagir, fazer alguma coisa de propósito, mastigar ou engolir.
 
Mas os pais de Rom não aceitavam nem o coma e nem o estado vegetativo como resposta.
 
Sua mãe, Fina Houben, disse em uma entrevista por telefone que levaram Rom cinco vezes aos Estados Unidos para testes. Anos depois, ela entrou em contato com Laureys, que descobriu que o filho estava consciente. A família e os médicos começaram então a tentar estabelecer uma forma de comunicação.
 
O caso veio à tona após Laureys publicar um estudo na revista "BMC Neurology" deste ano. O trabalho mostra que cerca de quatro em cada dez pacientes com transtornos de consciência são erroneamente diagnosticados como estado vegetativo. Houben, embora não especificamente mencionado, fazia parte do estudo.
 
Agora, com a ajuda de uma tela de computador sensível ao toque e uma cadeira de rodas com controle remoto, Houben está escrevendo um livro sobre suas experiências.
 
Fonte: Abril

sábado, 21 de novembro de 2009

CARTAS DO ALÉM

"Como posso fazer par receber notícias de minha mãe? Ela faleceu dia 14 de dezembro de 2008. O nome dela é ANITA MARGARIDA DA FONTOURA JARDIM. Por favor, mandem me dizer algo. Fico agradecida. SUELI DE ALEGRETE."
 

 
Olá, Sueli!

Entendo sua ansiedade e a saudade que sente de sua mãe. Mas você precisa estar ciente de que esta comunicação não é tão simples como gostaríamos.

Chico Xavier costumava dizer que "o telefone só toca de lá pra cá". Ou seja, na grande maioria dos casos, são as pessoas queridas que nos procuram (quando podem) depois da partida.

Quando somos nós que as chamamos, elas quase sempre nos ouvem, mas nem sempre podem responder como esperamos, pois as barreiras de comunicação (ainda) não são tão simples de se transpor.

Observe também que sua ansiedade em obter alguma mensagem pode inclusive torná-la alvo fácil de golpes e fraudes, inclusive pela internet. Pessoas mal intencionadas podem perceber este seu desejo e passar a simular uma comunicação, fazendo apelos emocionais simplórios, que você, em sua saudade, poderia não identificar imediatamente.

Saiba que as pessoas que amamos anseiam tanto quanto nós por retomar o contato mais próximo, mas quase sempre são recebidas do outro lado por pessoas também queridas, que partiram há mais tempo, e que as orientam a esperar o momento certo para isso.

A oração é o canal mais seguro de enviar nossa mensagem para estas pessoas, que sempre as recebem e muitas vezes respondem por meios mais sutis, que embora não possamos ver nem ouvir, conseguimos sentir.

Outro momento em que costumam ocorrer muitos encontros nossos com as pessoas que partiram é durante o sono, quando entramos em contato direto com elas, embora nem sempre lembremos dos detalhes, porque o cérebro físico é incapaz de reter todas as memórias de nossas experiências espirituais.

Portanto, ore, especialmente à noite, antes de dormir, acalentando as melhores lembranças, e tenha a CERTEZA de que será ouvida e possivelmente atendida em seu pedido de reencontrar a pessoa querida, momentos dos quais você guardará doces impressões na manhã seguinte.

Se puder, leia O Livro dos Espíritos, que você encontra por menos de dez reais em muitas livrarias, pois nele você obterá respostas para estas e muitas outras dúvidas que certamente sempre se questionou e nunca havia encontrado respostas.
Você também pode qualquer parte deste e muitos outros livros na Radio Bom Espirito.

Permaneço à sua disposição para outros esclarecimentos.

Um forte abraço.

Ramon de Andrade
raesa@ig.com.br
Palmares-PE

sábado, 14 de novembro de 2009

ALÔ, ALÔ MARCIANO...

Duvidar está se tornando mais estranho do que acreditar...
 
Ramon de Andrade
raesa@ig.com.br
Palmares-PE
 

 
Vaticano discute vida alienígena
Paula Rothman, de INFO Online
Terça-feira, 10 de novembro de 2009 - 11h39
 
Desde sexta-feira, a cidade do Vaticano é sede da Semana de Estudos de Astrobiologia, um evento organizado pela Pontifícia Academia das Ciências.

No catálogo de apresentação do evento há um questionamento: se planetas são tão comuns em estrelas na Via Láctea, não poderia a vida ser também?

A programação foi organizada em oito módulos: A Origem da Vida (como as moléculas se organizaram para que a vida começasse); Habitabilidade Através do Tempo (como a Terra manteve a vida ao longo de sua história geológica); Ambiente e Genomas (como a vida e o ambiente interagiram no tempo geológico); Detectando Vida em Outros Lugares (perspectivas e técnicas para encontrar vida em ambientes fora do Sistema Solar). Estratégias de Busca para Planetas Exosolares (explica as técnicas usadas para encontrar planetas ao redor de outras estrelas e determinar suas propriedades); Formação de Planetas Exosolares (como os planetas se formam como parte do processo de formação das estrelas); Propriedades dos Planetas Exosolares (modelos de computador, dados astronômicos e alguma especulação sobre as propriedades desses planetas); e Inteligência em Outros Locais e Vida Sombria (existência de formas de vida inteligente e também baseadas em uma bioquímica diferente da terrestre).

A existência de vida fora da Terra é um assunto delicado para a Igreja Católica, uma vez que levanta muitas dúvidas a respeito de como as explicações bíblicas se encaixariam para outros mundos.

No passado, a Igreja já condenou à morte aqueles que afirmaram a existência de vida fora da Terra. Caso do italiano Giordano Bruno, acusado de heresia e queimado na fogueira em 1600.

Agora, assim como deixou de negar a teoria da evolução de Charles Darwin (o Papa João Paulo II afirmou que a evolução é "mais do que uma hipótese" e este ano a Igreja realizou uma conferência em homenagem aos 150 anos do lançamento de "A Origem das Espécies") e as idéias de Galileu, o Vaticano já admite a existência de formas de vida fora do nosso planeta. Da mesma maneira que fez com as outras teorias científicas, a Igreja afirma que as explicações não contradizem a Bíblia.

No ano passado, por exemplo, o jornal oficial do Vaticano trazia um artigo com o título "Aliens São Irmãos", que dizia que buscar formas de vida extraterrestres não contradiz a crença em Deus.

A conferência teve início na sexta-feira e acaba hoje.
 
Fonte: Info
 

 
Obama está perto de revelar vida extraterrestre!
23/10/2009 às 23:50
 
Em uma entrevista do Projeto Camelot, Dr. Peterson revelou que "Obama está planejando revelar a realidade de contatos com ET's no fim do ano; a maioria, mas não todos os ET's são amigáveis."

Um anúncio oficial da administração Obama revelando a veracidade da vida extraterrestre é iminente. Durante vários meses, oficiais do alto escalão da administração tem discutido em segredo o quanto revelar ao mundo acerca de vida extraterrestre. O descontentamento entre poderosas instituições como a Marinha americana ao longo das décadas e as enfadonhas políticas de acobertamento tem impulsionado os esforços a fim de revelar a realidade da vida e da tecnologia extraterreste.
 
O anúncio iminente obedece a um cronograma de abertura gradual dos fatos sobre a vida extraterrestre. Durante o período de 12 a 14 fevereiro de 2008, as Nações Unidas realizaram debates a portas fechadas, onde cerca de 30 nações concordaram secretamente com uma nova política de revelação sobre a existência de OVNI's e vida extraterrestre, em 2009. A política de abertura foi implementada, mas nunca anunciada publicamente. A iniciativa de diversos países de abrir seus arquivos militares sobre investigações de fenômenos ufológicos faria parte desta política de divulgação gradativa.
 
O discurso de Obama, em 24 de Setembro de 2009, presidindo a reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre não-prorifelação e desarmamento de armas nucleares, sinalizou a ascenção de seu papel de liderança no combate aos maiores problemas mundiais, como armas nucleares. O Prêmio Nobel da Paz foi um passo importante para dar legitimidade global para o presidente Obama em fazer uma revelação sobre vida extra-terrestre. Obama está, portanto, preparado para desempenhar um papel proeminente na crescente necessária política de governo global que será necessária após um anúncio de vidda extra-terrestre. O momento certo do anúncio provavelmente seria logo após seu discurso de recebimento do Pêmio Nobel da Paz, em 10 de Dezembro de 2009 em Oslo, Noruega.
 
Muitas fontes tem revelado debates em andamento para fazer um anúncio acerca da existência de vida extraterrestre no final de 2009. Dentre essas fontes, Dr. Pete Peterson, que emergiu recentemente com uma denúncia revelando que discussões de alto escalão tem acontecido considerando anúnciar a existência de vida extraterrestre. Em uma entrevista do Projeto Camelot, Dr. Peterson revelou que "Obama está planejando revelar a realidade de contatos com ET's no fim do ano; a maioria, mas não todos os ET's são amigáveis."
 
Outra fonte é David Wilcock, um proeminente pesquisador de paradigams científicos emergentes. Wilcock contou que revelações sobre extraterrestres terão lugar no final de 2009 por fontes extras independentes. Ele disse em uma entrevista a um famoso programa de rádio AM de "costa a costa" (dos Estados Unidos) que "um especial de TV de 2 horas já foi agendado o qual irá apresentar uma espécie alien, similar com humanos, ao mundo".
 
Acrescentando, Richard Hoagland, popular pesquisador espacial e da NASA, veio a público para revelar que a missão de "bombardear" a lua - LCROSS - em outubro de 2009, descobriu uma antiga base no polo sul da Lua. Revisando os dados científicos da missão arquivados pela NASA, Hoagland concluiu (em entrevista ao mesmo programa de rádio) que "a missão de impacto LCROSS é parte de uma campanha contruída cuidadosamente para preparar a população para uma revelação iminente. O Presidente dos Estados Unidos ira anunciar em breve que cientistas decobriram ruínas na Lua", ele acrescenta. "Ninguém viu os sinais de poeira do LCROSS porque a sonda atingiu uma construção que 'engoliu' os efeitos da explosão."
 
Para finalizar, duas fontes independentes e confidenciais revelaram que encontros face a face ocorreram recentemente entre Oficiais Militares americandos e um ou mais grupos de visitantes extraterrestres. Estes encontros conduziram a laços de confiança que estão sendo construídos para futuras cooperações com os extraterrestres, o que será anunciado formalmente ao público entre o final de 2009 e o início de 2010.
 
Concluíndo, um número diversos de fontes e eventos apontam para alguma forma de revelação extraterrestre a ser feita no final de 2009 ou início de 2010. Revelações oficiais irão emergir em um desses dois cenários. Um é que o Presidente Obama irá anunciar a existencia de visitantes extraterrestres e descrever um ou mais destes visitantes ao mundo. Este cenário é apoiado por Peterson, Wilcock e pelas minhas próprias fontes. O segundo cenário é que um anúncio será feito a respeito da descoberta de estruturas artificiais no Polo Sul da Lua, reveladas pela missão LCROSS. Este cenário é apoiado por Hoagland.
 
Qualquer que seja o cenário acima que será usado para anunciar a existência de vida ou tecnologia extraterrestre, o fato é que o Presidente Obama será uma figura proeminente. Nos bastidores, insituições poderosas estão garantido que nada saia dos trilhos em relação ao planejado anúncio revelador.
 
A revelação vem em seguida a um ano de grande abertura por parte do governo em se tratando de OVNI's e está em acordo com a política secreta desenvolvida pelas Nações Unidas. Se a revelação ocorrer no final de 2009 ou no início de 2010, Presidente Obama irá liderar um esforço sem precedentes para promover um governo global, através das ONU. A administração Obama e seus aliadaos se posicionam em dar um audacioso passo a frente ajudando nosso planeta a se tornar uma cultura interplanetária que lidará abertamente com os desafios impostos pela vida extraterrestre.

ESPÍRITO E MATÉRIA [2]

"(...) a matéria existe em estados que ignorais. Pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil, que  nenhuma impressão vos cause aos sentidos. Contudo, é sempre matéria. Para vós, porém, não o seria."

 

"(...) ao  elemento material se tem que juntar o fluido universal, que desempenha o papel de intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita, (...) ele se distingue deste por propriedades especiais. (...). Está colocado entre o espírito e a matéria; (...) Esse fluido universal (...) é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e nunca adquiriria as qualidades que a gravidade lhe dá."

 

"Não há o vácuo. O que te parece vazio está ocupado por matéria que te escapa aos sentidos e aos instrumentos."

 

ESPÍRITO E MATÉRIA Itens 22, 27 e 36 O Livro dos Espíritos Allan Kardec Paris, 1857

 


 

Enquanto Isso, no Universo

Daniel Soler

 

Pois é, caro leitor... Matéria Escura... você já tinha ouvido falar nisso? Não...? Bom, pode ficar tranquilo, porque você não está sozinho...! Apesar de haver indícios de existência dessa tal Matéria Escura (ME) já há mais de 70 anos, este assunto é bem pouco popular, comparado a outros assuntos, talvez pelo fato de até hoje não se saber exatamente o que ela possa ser. Em outras palavras,  é uma questão em aberto dentro da comunidade científica.

 

Só para tentar dar uma ideia do que estamos falando, de forma muito simples e resumida, podemos dizer que a ME é alguma coisa, algum tipo de matéria, que não se pode ver (não emite nem reflete luz, não interage portanto com a luz - daí o nome Escura!), mas que pode ser notada porque ela interage gravitacionalmente com a matéria comum que conseguimos ver, aquela de que somos feitos. Interagir gravitacionalmente significa que ela atrai e é atraída por corpos que possuem massa (que são feitos de matéria), como estrelas, nuvens de gás e poeira, galáxias, ou mesmo coisas pequenas como a Terra, eu e você...

 

Mas o que é afinal matéria? Esta, na verdade, é uma questão bem difícil de responder, até porque hoje temos muitas informações a respeito da matéria, de seus constituintes, de maneira que é um assunto relativamente complexo. Difícil, portanto, de se sintetizar em poucas palavras.

 

Eu poderia arriscar dizendo que a matéria, juntamente com a radiação (luz visível, raios-X, raios ultravioleta e infravermelho, ondas de rádio, raios gama, etc), forma o par de constituintes básicos do Universo conhecido, ou seja, de tudo o temos certeza de que existe. Mas esta seria uma "saída pela tangente", eu não estaria explicando realmente o que ela é, ou melhor ainda, do que ela é feita, apesar de se estar falando de uma propriedade fundamental e muito importante.

 

Eu poderia também dizer que matéria é tudo aquilo que é constituído por partículas elementares. Mas e o que são então partículas elementares? Átomos? Um dia foram os átomos, achávamos que eles eram indivisíveis, mas hoje sabemos que os átomos são feitos de outras coisas menores... Você já ouviu falar em bósons e férmions? Quarks e léptons?  Bários e mésons? E anti-partículas então? Nomes estranhos, não é? =)

 

Bom, o importante aqui é saber que os cientistas estão já há décadas construindo um modelo - chamado Modelo Padrão - onde existem um monte de partículas que, juntas, formam tudo aquilo que a gente conhece. Ou acha que conhece, mas enfim...

 

A matéria da qual somos feitos é muitas vezes chamada de Bariônica, porque boa parte dela é feita de dois bárions que acho que você já ouviu falar: o próton e o nêutron. Pois bem, eu, você, este computador na sua frente, o chão, as plantas, o ar, as estrelas que vemos a noite, tudo é feito de Matéria Bariônica (MB)!

 

Bom, mas há uns 80 anos mais ou menos, várias observações do céu começaram a sugerir a existência de um tipo de matéria exótica, não visível diretamente. O primeiro a deduzir a presença da ME foi o astrofísico suíço Fritz Zwicky, em 1933, observando um conjunto grande de galáxias, chamado aglomerado de galáxias Coma.

 

Ele estimou a massa total do aglomerado, baseado nos movimentos de galáxias contidas em suas periferias, e depois a comparou com a estimativa baseada no número de galáxias existentes dentro dele e no seu brilho total. O resultado foi o de que a quantidade de massa que interagia gravitacionalmente correspondia a cerca de 400 vezes mais do que a matéria observada!

 

De lá para cá, várias outras observações trouxeram indicativos fortes da existência da ME. A mais clássica de todas as evidências são os movimentos de translação de estrelas e de gás de galáxias espirais ao redor dos centros dessas galáxias. Como elas têm uma grande concentração de matéria – gases e estrelas – no seu bojo central, mais ou menos como é o caso do Sol no sistema solar, as estrelas e o gás mais afastados do centro deveriam  se movimentar de forma parecida com os planetas do sistema solar.

 

Quem está próximo da região central (Mercúrio, por exemplo), deveria completar muito mais voltas do que quem está nas periferias (Saturno, por exemplo), não só por ter um caminho menor pra percorrer, mas principalmente porque tem uma velocidade maior (algumas informações sobre os movimentos dos planetas você pode encontrar aqui).

 

Só que, o que se observa, é que as estrelas e o gás na periferia de uma galáxia espiral tendem a possuir uma velocidade quase tão alta quanto os que estão próximos do bojo central. Como seus movimentos, a princípio, só dependem da massa da galáxia, o que se deduz  é que tem que existir mais massa dentro dela. Só que essa massa toda a mais não é visível...

 

Curva de rotação de uma galáxia espiral típica: prevista (A) e observada (B). A matéria escura pode explicar a aparência "achatada" da curva de rotação para grandes distâncias do centro

 

Em 2007, eu noticei, no site dos Planetários de São Paulo, a descoberta da primeira galáxia feita quase que totalmente de ME! Tal galáxia se encontra próxima à galáxia espiral M89, já conhecida a dezenas de anos, que é uma galáxia assimétrica: seus braços se distribuem de forma um pouco diferente do comum, o que seria um indicativo de que ela teria sofrido uma colisão com uma outra galáxia. Só que não existe nenhuma galáxia visível perto dela! Astrônomos então descobriram a localização de uma galáxia feita praticamente só de ME, que deve ter colido com M89 há milhões de anos atrás, deixando-a então do jeito que a vemos hoje.

 

Um outra descoberta recente foi a de que deve existir uma quantidade imensa de ME no Aglomerado Bala de Revólver (Bullet Cluster), nome sugestivo devido ao seu formato. Tal aglomerado é, na verdade, composto pela colisão de outros dois, que ocorreu há muito, muito tempo atrás. O resultado final, que vemos hoje, não pode ser explicado sem a hipótese da ME. Na imagem e no vídeo abaixo, as cores rosa e azul são falsas, servem apenas para indicar onde se concentra a maior parte de MB (em rosa) e  a maior parte da ME (em azul).

 

Como a MB interage de outras formas, além da gravitacional, se movimentou de forma diferente, e se concentrou mais no meio. A ME se movimentou mais, levando ainda consigo diversas galáxias visíveis. Por meio de uma técnica chamada de Lentes Gravitacionais, detectou-se que há muito mais matéria que interage gravitacionalmente nas bordas do aglomerado do que no centro, o que atesta a existência da ME nessa região.

 

Bom, existem várias hipóteses sobre o que possa ser a ME, sobre do que ela pode ser feita. Há aqueles que afirmam que pode ser MB mesmo, só que na forma de matéria inerte, que não emite luz, como estrelas mortas ou mesmo planetas. Há os que acreditam estarmos diante mesmo de algum tipo exótico de matéria, constituído de algo completamente novo que não sabemos como lidar. Há, ainda, alguns que afirmam que talvez não haja nada além do que vemos: o que estaria errado seriam nossas teorias. Que talvez a Teoria da Gravitação esteja incompleta, e seja ainda incapaz de descrever certos fenômenos, como os que descrevemos aqui. Mas estes últimos são minoria.

 

De qualquer forma, se a ME realmente existir, a quantidade dela deve corresponder a cerca de 23% de tudo o que existe no Universo, quase 6 vezes mais do que os 4% da MB (os 73% restantes correspondem à Energia Escura, com certeza um assunto para um outro dia!). Na nossa Galáxia, por exemplo, acredita-se na existência de cerca de 10 vezes mais ME do que MB!

 

Pois é, caro leitor... você achava que somos importantes e especiais? Que somos "a última bolacha do pacote"? Fazemos parte de apenas 4% de tudo o que existe no Universo... e nem fazemos idéia direito o que são exatamente os outros 96%...! Você se sentiu pequeno agora? Um nada? Uma gota de água no oceano Atlântico? Um grão de areia na praia de Copacabana? Bom, eu pelo menos me sinto assim toda vez que penso na Matéria Escura, na Energia Escura... no Universo inteiro que ainda temos a descobrir...! =)

 

Um grande abraço e até a próxima!

 

Daniel R. Soler é Físico Habilitado em Astronomia

e Mestrando em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo.

 

Fonte: IGeducacao

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Apresentar a Rádio Fraternidade

Olá, gostaríamos de apresentar o projeto que iniciamos em fevereiro deste ano.
Inclusive fomos tema de uma matéria feita pela Revista O CONSOLADOR
 
 


Seguem nossas vibrações de paz e amor....
Que Jesus possa iluminar você hoje e sempre!

Fraternalmente,

Rubens de Castro - Jornalista
Rádio Fraternidade
Uberlândia-MG
faleconosco@radiofraternidade.com.br

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Para cientista do Vaticano, pode existir vida extraterrestre

"Extraterrestres poderiam existir, mas não há fortes evidências de que de fato existam", ponderou o principal astrônomo do Vaticano, o padre Gabriel Funes, por ocasião do fim de uma conferência sobre vida extraterrena. O evento, organizado pela Pontifícia Academia de Ciências Sociais do Vaticano, reuniu atraiu cientistas, químicos, astrônomos, biólogos e clérigos de todo o mundo durante os dias 6 e 11 de novembro para discutir as origens e a evolução da vida.

Funes considera válida para a Igreja Católica a pesquisa sobre as chances de vida alienígena. "Embora a astrobiologia seja um campo ainda novo e em desenvolvimento, questões concernentes às origens da vida e da presença de seres vivo fora da Terra são legítimas e merecem consideração. Faz sentido buscar por formas de vida que existam além da Terra, mas, até o momento, não há prova de que tais existam", considerou.

A conclusão da conferência é de que há, "plausivelmente", milhões de planetas habitáveis somente na Via Láctea, que é apenas uma entre as bilhões de galáxias estimadas no nosso universo.

Esta não é a primeira fez em que Funes, também diretor do Observatório do Vaticano, conjetura sobre a chance de vida extraterrestre. Em 2008, o padre concedeu uma entrevista ao jornal oficial do vaticano, o Osservatore Romano.

A entrevista foi entitulada "Os aliens são meus irmãos". Nela, Funes avaliou: "Isso (a chance de vida extraterrena) não entra em conflito com nossa fé, pois não pode-se delimitar a criativide criadora de Deus", acrescentando que os alienígenas talvez não precisassem ser "salvos" para entrar no Paraíso, especialmente se fossem "mais evoluídos" que humanos.

O fato de o Vaticano discutir a possibilidade de vida extraterrestre é considerado por muitos como uma forte mudança na sua posição em relação à ciência e à própria religão. Há cerca de quatro séculos, por exemplo, o astrônomo Galileu Galilei foi preso, acusado de heresia, ao propor que a Terra não se localizava no centro do universo. Também no início da idade moderna, o filósofo Giordano Bruno foi queimado por especular, justamente, que outros mundos poderiam ser habitados
 
Parece que cada vez mais a ciência (e ainda mais a ciência católica) encontra-se com as afirmações da Doutrina Espírita - ver o Livro dos Espíritos Questões 55 a 58 e 172 a 188.
 
Bom saber que Deus agora "está autorizado" pelo vaticano a ter filhos em outros planetas, mesmo que estes não possa ainda ser salvos pela comunhão e pela extrema unção... mas já é uma luz no fim do túnel de dogmas e preconceitos.
 
Lembrando bem nem precisava tudo isso; afinal o Cristo já havia dito "na casa de meu pai há muitas moradas" e também "ainda tenho outras ovelhas que não são deste rebalho"... O Mestre sabia do que estava falando... :-)
 
Paz com todos.
 
 
   João Batista Sobrinho
-----------------------------------------
      Visite e divulgue:
  www.bomespirito.com
www.radiobomespirito.com

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

CIÊNCIA E FÉ

"E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava. E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue, E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior; Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal. E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes? E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou? E ele olhava em redor, para ver a que isto fizera. Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal." (Marcos 5:24-34)
 
"Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho." (Marcos 10:46-52)
 
"E, partindo dali, chegou à sua pátria, e os seus discípulos o seguiram. E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe foi dada? e como se fazem tais maravilhas por suas mãos? Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele. E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra senão na sua pátria, entre os seus parentes, e na sua casa. E não podia fazer ali obras maravilhosas; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. E estava admirado da incredulidade deles." (Marcos 61:2-6)
 

 
Efeito placebo realmente funciona
Paula Rothman, de INFO Online
Quarta-feira, 04 de novembro de 2009 - 15h23

Pesquisa comprova que acreditar em um medicamento inócuo tem efeitos físicos – e não só psicológico.

Testes provaram que os placebos realmente inibem os sinais da dor - e mostram a importância do fator psicológico no processamento dessa sensação em seus estágios iniciais no sistema nervoso.

Os placebos são utilizados em diversas pesquisas como forma de controle. Ao testar uma nova droga, cientistas separam uma amostra de voluntários que acreditam receber um medicamento de verdade, mas ganham uma versão ineficaz, sem efeito algum.

Isso é feito para controlar se os resultados observados são realmente devido ao princípio ativo do medicamento ou se podem ser simplesmente causados pela crença do paciente na veracidade do tratamento – seja ele a cura de alguma enfermidade ou de dores crônicas.

Os efeitos do placebo são conhecidos, mas até pouco tempo acreditava-se que ele era simplesmente psicológico: o paciente acreditava que estava sendo medicado e não sentia mais a manifestação física da sensação.

Mas pesquisadores do University Medical Centre, em Hamburgo, queriam testar se os efeitos iam além: será que o placebo realmente influenciaria a dor física? O objetivo era descobrir se os analgésicos de placebo resultam em diminuição dos sinais da dor na espinha dorsal.

Eles usaram calor para causar dor em braços de voluntários, dizendo a alguns deles que haviam recebido um medicamento anti-dor. Em seguida, utilizaram ressonância magnética para avaliar a espinha dorsal de todos: daqueles que acreditavam ter usado o medicamento (um placebo) e daqueles que não receberam nada.

O resultado? Os receptores de dor eram menos ativos naqueles que achavam que tinham tomado o medicamento, provando que não só as pessoas acreditavam como fisicamente estavam sentindo menos dor.

O estudo, publicado na Science, mostra como os placebos são um ótimo exemplo do impacto de fatores psicológicos em receptores de dor. As descobertas podem auxiliar futuros tratamentos de dor crônica, uma vez que a redução da dor não foi apenas fruto da imaginação.
 
Fonte: Info