sábado, 29 de novembro de 2008

Igreja Católica aceita evolução de Darwin

Igreja Católica aceita evolução de Darwin
 
Uma notícia publicada nesta semana pela Reuters diretamente do Vaticano e divulgada pela Folha de São Paulo (veja aqui) informa que o Vaticano comunicou no dia 16/09/2008 que a Teoria da Evolução de Charles Darwin que viveu entre 1809-1892 é compatível com a Bíblia.
 
O anúncio foi feito pelo Arcebispo Gianfranco Ravasi, ministro da Cultura do Vaticano.
 
Não existem bases para se acreditar que Deus cria ou criou os seres como em uma mágica de um minuto para o outro. Esta mais do que evidente e claro que as espécies aparecem na Terra graças a existência do DNA, das mutações genéticas que são validadas ou extintas com base na seleção natural.
 
O mecanismo que envolve este processo de evolução é sofisticado e de uma inteligência suprema. O acaso jamais poderia ter criado um mecanismo tão complexo e completo como o processo evolutivo das espécies.
 
Este mecanismo tem uma causa, possui um principio de extrema inteligência que continuamos chamando de Deus.
 
Não existe nada no Universo que tenha sido criado como um passe de mágica. O que existem são leis imutáveis da física, da química da biologia que regem a matéria deste o seu principio. Deus não criou o universo e a Terra em 7 dias. Isto foi feito em bilhões de anos. Os animais e seres vivos também não foram criados de uma só vez, em um só momento em algum ponto no passado. A Terra já foi habitada por seres de todos os tipos por milhões e milhões de anos. Já passou por diversos períodos de extinção quase total e graças ao processo evolutivo e de todas as seleções ocorridas desde a formação da vida na Terra chegamos onde chegamos atualmente.
 

A INVENÇÃO DA POBREZA

A INVENÇÃO DA POBREZA
 
Somos educados para darmos enorme valor ao dinheiro. E isto é a fonte principal da maior parte das tristezas e angustias que temos na Terra. Passamos a maior parte do tempo aqui na Terra realizando atividades com o único objetivo de ganhar e acumular cada vez mais dinheiro. Parece que este é o único e principal objetivo de todos.
 
Se você parar para refletir perceberá que tudo que precisamos para viver já nos foi ofertado gratuitamente pela Natureza. O homem infelizmente se apodera daquilo que não é dele, adiciona um preço e vende para quem puder comprar.
 
Nós somos feitos para viver em comunidade. Um ser humano depende do outro para viver da mesma forma que uma abelha precisa da ajuda das milhares de outras abelhas que vivem dentro de uma colmeia. Como uma abelha depende do trabalho da outra todas trabalham para a sobrevivência, conforto e felicidade de todas do grupo. Todo o trabalho feito para o bem de todos é igualmente importante e valorizado.
 
Mas nós humanos fizemos tudo errado.
 
Colocamos preço em todas as coisas. Colocamos preço na água, na terra e até no tempo. Tudo tem seu preço, até as pessoas são precificadas. E o valor dado a cada coisa nem sempre é justo ou faz sentido. Muita gente reclama a Deus por não ter dinheiro, não ter emprego. Devemos lembrar que Deus não criou o dinheiro e nem o emprego.  Trabalho é algo que existe para todos e quem deu preço a tudo foi o homem por sua livre vontade.
 
Nascemos e morremos acreditando que o sistema criado pelo homem é o correto, o verdadeiro, o eterno. Vivemos mergulhados neste sistema onde o aceitamos como verdade. O sistema é falho e ruim. Muito do sofrimento existente na humanidade é graças a esta educação que damos aos nossos filhos de um ideal de felicidade criado por marketeiros e agencias de publicidade.
 

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

PRA QUE ESSE BLOG?

Olá amigos Josué, João, Júnior (haja J, hein!), Alexandre, Fátima e demais confrades de Palmares!

Como costumo dizer, nós espíritas somos os modernos essênios. Cultivamos um credo singelo e discreto. Não nos importamos em pregar no deserto - por entendermos que nenhum lugar afinal está totalmente deserto - e precisamos de muito pouco para alimentar a nossa fé, essencialmente imaterial e despida de exteriorizações.

Por outro lado, no mundo em que vivemos, não podemos negar que a comunicação é uma necessidade básica, nem alegar qualquer dificuldade para estabelecê-la, com tantas ferramentas que a tecnologia coloca à nossa disposição, com o mínimo de esforço.

Daí me veio a idéia de abrir este canal de interação, um ponto de encontro 24 x 7, sempre aberto a contribuições, debates, novas idéias e perspectivas; além, claro, de servir como canal de divulgação do movimento em nossa cidade, com a publicação da agenda de palestras e demais eventos das 3 casas, ou outros de interesse de nossa comunidade.

Dúvidas e questões lançadas aqui poderão ser desdobradas nas reuniões, enriquecendo os debates e exposições. Além da interessante oportunidade de nos dirigirmos a mais gente, além de nosso "seleto" grupo. Semear um pouco mais adiante, colocar a candeia um palmo acima.

Neste intuito, configurei este ambiente de modo a que estivesse o mais aberto possível a contribuições, pois não tenho os meios nem a pretensão de alimentá-lo sozinho. Tanto mais rico será, quanto mais idéias receber de nosso grupo e dos visitantes.

Assim sendo, sem mais blá-blá-blá, dou por cortada a faixa inaugural deste nosso espaço, torcendo para que ele tenha vida longa, útil e produtiva.

Abraço a todos.

Ramon de Andrade
raesa@ig.com.br
Palmares,PE.